sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ibirama: a terra da boa lembrança

Por Lucas Heckler

Foto de: Assessoria de Imprensa
Em 17 de abril de 2005, o Criciúma derrotava o Atlético Herman Aichinger, em Ibirama, por 1 a 0 (gol de Wagner Carioca aos 11 minutos do segundo tempo), conquistando pela nona e última vez, o título de campeão do Campeonato Catarinense.

Agora, buscando encerrar com o jejum de títulos estaduais, o Criciúma inicia sua jornada no Catarinense 2012 no sábado, dia 21, às 17 horas, diante do Atlético Herman Aichinger, em Ibirama. O tricolor também terá como adversário neste Campeonato Catarinense, as equipes do Avaí, Brusque, Camburiú, Chapecoense, Figueirense, Joinville, Marcílio Dias e Metropolitano.


Desde que obteve o título estadual pela última vez, o Criciúma já enfrentou o Atlético Herman Aichinger em 11 oportunidades. Sendo que o Criciúma venceu por cinco vezes e foi derrotado em três partidas. Se forem consideradas apenas as partidas disputadas em Ibirama desde 2005, o Criciúma jamais venceu o Atlético. Foram cinco desafios em Ibirama e duas vitórias da equipe local, além de três empates.

O último confronto entre Atlético Herman Aichinger e Criciúma aconteceu em março de 2010, na cidade de Ibirama, com o resultado final sendo o empate em 1 a 1. Os gols foram anotados por Glaydson (Criciúma) e Rogério (Ibirama), aos 9 e 13 minutos, respectivamente.
As campanhas do Criciúma no Campeonato Catarinense teve altos e baixos desde que conquistou o título em 2005. No ano posterior ao título, o Criciúma se quer avançou à segunda fase. O tricolor foi eliminado na fase inicial, terminando a competição em nono. Em 2006, o Catarinense contou com a participação de 12 equipes.

Em 2007, o Tigre voltou a rugir alto, sangrando-se campeão do 1º turno. Mas, foi derrotado na final pela Chapecoense, campeã do segundo turno. No ano de 2008, o Criciúma voltou à final, mas novamente ficou com a segunda posição. O rival desta vez foi a equipe do Figueirense. Tanto em 2007, quanto em 2008, o Criciúma perdeu o título em casa. Em 2007, a Chapecoense levantou o caneco após vencer em Chapecó e empatar em Criciúma. No ano seguinte. O Figueirense venceu a primeira partida, o Criciúma a segunda, e com isto, o campeão foi definido na prorrogação. Nesta etapa, o Figueira levou a melhor derrotando o Criciúma por 1 a 0.

Na edição de 2009 do Catarinense, o Criciúma foi eliminado no quadrangular semifinal. Em 2010, o Criciúma ficou na oitava posição. No ano de 2011, o Criciúma esteve na final, sendo o adversário a equipe da Chapecoense, que levou a melhor e conquistou o título.

Nenhum comentário: