quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Apenas seis seleções ganharam a Copa atuando em casa

Foto de:
Fifa
Por Lucas Heckler
Brasília (DF)
A Copa do Mundo da Fifa já teve oito campeões diferentes (Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Uruguai) e já foi disputada em 16 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Japão, México, Suécia, Suíça e Uruguai). Das seleções que ao fim da disputa soltaram o grito de campeão, seis tiveram o prazer de comemorar em casa. O Brasil será o próximo a tentar a sorte. 

Nas duas primeiras edições, já surgiram os dois primeiros anfitriões que se consagraram campeão. Em 1930, o Uruguai recebeu a competição e faturou a taça de campeão derrotando quatro rivais: Romênia e Peru, na primeira fase, Iugoslávia e Argentina, nas finais. Quatro anos mais tarde, foi a vez da Itália. No entanto, a seleção europeia não conquistou a taça com 100% de aproveitamento. Derrotou Áustria, Estados Unidos e Tchecoslováquia. Nas quartas de final necessitou de duas partidas para eliminar a Espanha, já que naquela época não havia disputa por pênaltis. No primeiro jogo empate em 1 a 1 e no segundo encontro, então a vitória por 1 a 0. 

Depois da Itália, foram 32 anos sem que um anfitrião faturasse a taça. Em 1966 foi a vez da Inglaterra. Naquela oportunidade foram seis partidas. Na primeira fase derrotou França e México, e empatou com o Uruguai. Depois, nas finais, eliminou Argentina e Portugal, e bateu na decisão a seleção da Alemanha Ocidental (Alemanha). Oito anos mais tarde então a Alemanha conseguiu soltar o grito de campeão. Na primeira fase triunfou diante da Austrália e Chile, e perdeu para a Alemanha Oriental. Na segunda fase então bateu Iugoslávia, Polônia e Suécia. Já na partida derradeira, a festa veio com vitória sobre a Holanda. 

Em 1978 foi novamente a vez de uma seleção sul-americana comemorar em casa. Na primeira fase, a Argentina conseguiu derrotar os times da França e Hungria, e acabou sofrendo derrota para a Itália. Na etapa seguinte, triunfos sobre Peru e Polônia, e empate diante do Brasil. Na decisão, empate em 1 a 1 no tempo normal e vitória por 2 a 0 na prorrogação diante da Holanda. O último anfitrião campeão foi a França, em 1998. Na fase de grupos, bateu África do Sul, Arábia Saudita e Dinamarca. Na fase final, derrotou Paraguai (na prorrogação), Itália (nos pênaltis), Croácia e Brasil. 

Vice-campeões em casa
Embora seja a maior campeã de copas, com cinco conquistas, a Seleção Brasileira jamais obteve o título em seu território. Na única disputa em casa, em 1950, acabou ficando com o vice-campeonato, cedendo a taça para o Uruguai. Na decisão, disputada no Rio de Janeiro, o rival da seleção anfitriã venceu por 2 a 1. Outro time que perdeu a final jogando em casa foi a Suécia, em 1958. Os mandantes estavam invictos até na final, mas quando encontraram o Brasil na decisão disputada em Estocolmo, derrota por 5 a 2. 

Copa de 2014 
A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, está programada para iniciar no dia 12 de junho, em São Paulo, com confronto entre o time da casa e a Croácia.

Nenhum comentário: