quarta-feira, 13 de maio de 2015

Içarense: Equipes devem se desligar da LAI

Foto de:
Lucas Heckler
Por Lucas Heckler
Içara (SC)
A proposta para a criação de uma nova liga esportiva federada em Içara foi oficialmente apresentada pela direção da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara aos clubes içarenses na noite desta quarta-feira, dia 13. A reunião para debater o assunto aconteceu na sala de reuniões do Complexo Esportivo João Ramos Roussenq, no bairro Primeiro de Maio, em Içara. 

A ideia foi bem digerida pelas equipes participantes. Estiveram presentes na reunião representantes de Barão do Rio Branco, Barracão, Demboski, Esplanada, Jaguara, Presidente Vargas, São José e Tereza Cristina. Durante esta semana, representantes da FME chegaram a ir à sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú, para obter todas as informações e apresentar uma proposta concreta. 

Porém, para a criação de uma nova liga, é necessário que os times se desvinculem da Liga Atlética Içarense (LAI), que embora inativa, ainda é considerada como existente pela federação. No último relatório oficializado junto à FCF, ainda em 2007, são filiados à LAI as equipes do Atlético Içarense, Barão do Rio Branco, Barracão, Flamengo, Jardim Silvana, Liri, Praia do Rincão, Presidente Vargas, Santos, São José, União da Praia, União do Sul e Vila Nova. 

Conforme apresentado durante a reunião, a criação de uma nova liga gera um custo menor do que a dívida necessária a quitar para reativar a LAI. “O primeiro passo é colocar em ata, com os clubes solicitando a desfiliação da LAI e protocolar este pedido na Federação Catarinense. Depois, então se faz a entrada de uma nova liga”, comenta um dos coordenadores da FME, Rafael Cechinel. 

A principal necessidade da criação de uma nova liga, é para que esta entidade fique responsável pelo Campeonato Içarense. A FME está na organização do Municipal desde 2013, quando a LAI ficou inviabilizada de realizar o evento. Porém, no momento o melhor caminho visto é voltar a contar com uma liga. 

“O melhor caminho é a criação de uma nova liga. Com uma associação específica, as verbas vem com mais facilidade. A Prefeitura em anos anteriores já chegou a apoiar em 100% o campeonato, mas hoje não tem esta condição, então se deve buscar novos meios”, destaca a diretora-técnica da FME, Denise Gomes Bardini. 

A intenção é de que esta nova liga já passe a ficar responsável pelo Içarense de 2016. Em 2015 ele ainda deve ser tocada pela FME. “A FME, no entanto, continuará sendo parceira, apoiando a liga”, coloca a diretora-técnica.

Nenhum comentário: