segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Tigre segue com possibilidade de vaga na Primeira Liga

Por Lucas Heckler
Criciúma (SC)
A participação do Criciúma no Campeonato Brasileiro 2015 já finalizou, mas a competição nacional ainda vale muito ao clube tricolor visando a temporada de 2016. Vai além da definição de todos os rivais na Série B da competição no próximo ano, mas também a possibilidade de classificação para a participação na Primeira Liga (Copa Sul-Minas-Rio). Para isso, aguarda o encerramento da Série A e posteriormente a divulgação do ranking da Confederação Brasileira de Futebol. 

O Criciúma briga com Avaí e Chapecoense pelas duas últimas vagas catarinenses à competição regional. A primeira já está confirmada com o Figueirense. As posições no campeonato nacional deste ano serão fundamentais para esta definição. O Criciúma finalizou a Série B na 12ª colocação. Na Série A, o time da capital catarinense neste momento aparece em 16º e o do Oeste em 14º. 

Quanto pior a posição de Avaí e Chapecoense na Série A, maior a possibilidade de classificação por parte do Criciúma à Primeira Liga. A primeira divisão do futebol nacional tem o encerramento programado para acontecer no próximo domingo, dia 6. 

A Primeira Liga terá a edição inaugural em 2016. Dos 15 clubes fundadores, incluindo o Criciúma, 12 devem participar do evento no próximo ano. Teoricamente, a competição deve contar com Grêmio e Internacional, do Rio Grande do Sul; Figueirense, de Santa Catarina; Atlético Paranaense e Coritiba, do Paraná; América Mineiro, Atlético Mineiro e Cruzeiro, de Minas Gerais; e Flamengo e Fluminense, do Rio de Janeiro. Falta então a definição quanto aos outros dois catarinenses, que está entre Avaí, Chapecoense e Criciúma.

A equipe catarinense que não alcançar a vaga, juntamente com o Joinville, também de Santa Catarina, e do Paraná Clube, do Paraná, aguardará então a edição de 2017.

Nenhum comentário: