quinta-feira, 10 de abril de 2014

Dos gramados para as figurinhas

Foto de:
Samuel Pellegrin/Gazeta
Por Lucas Heckler
Içara (SC)
A bola somente começa a rolar na Copa do Mundo 2014 no dia 12 de junho, quando o anfitrião, Brasil, encara a Croácia, no jogo inaugural, a ser disputado na Arena Itaquerão, em São Paulo (SP). Mas, para crianças, adolescentes e adultos, o Mundial que volta a ser disputado no país após 64 anos já começou. Pelo menos, já estão ficando com o nome dos craques afiados. Nesta semana, já está circulando pelas ruas o álbum da competição que reúne 32 seleções. 

Um dos fanáticos é Antônio Jorge Salvador da Silva, de 13 anos, morador do Centro de Içara. Este é o segundo mundial em que o garoto realiza a coleção, no entanto, ele também conta com álbuns de figurinhas do Campeonato Brasileiro que faz anualmente desde 2008. “Meu pai colecionava, então acabei tomando gosto. Acho muito legal, porque dá para ficar guardado e você lembrar anos depois”, comentou. 

Se Antônio já é experiente neste assunto, quem inicia com a coleção neste Mundial é Gabriel Bortolatto, de 11 anos. O morador do bairro Jardim Silvana foi incentivado pelo irmão. “Nos últimos anos sempre via meu irmão preenchendo os álbuns e achava interessante. Então, neste ano, decidi começar o meu próprio álbum”, contou o estudante da escola Lucia de Lucca. Os dois são amigos e atletas das equipes de base do Caiçara. 

Vendas desde 1998 
Em Içara, a Loja Otomar é ponto de vendas tradicional desde 1998. Além dos mundiais, a loja também atende os amantes do álbum do Campeonato Brasileiro. “A procura durante a Copa nem se compara com a do Brasileirão é dez vezes maior”, afirma o proprietário, Marcelo Casagrande. De acordo com ele, a procura já é grande. “Começamos na sexta-feira passada com 500 pacotinhos, mal começou a venda e já terminou. Os colecionadores estavam bem ansiosos. Já na terça-feira, chegaram os álbuns e novas figurinhas, e em poucos dias já devemos fazer novo pedido. O movimento sempre é grande e deve aumentar nos próximos dias”, aposta. 

Para adquirir o álbum, se faz necessário desembolsar R$ 5,90, já as figuras, são adquiridas em pacotes, com cinco cromos cada, que custa R$ 1. Para completar as páginas são necessárias 649 figurinhas. Cada seleção conta com duas páginas, com 19 cromos, sendo 17 de possíveis convocados, além da equipe completa e do escudo da federação nacional. Nas páginas disponíveis a cada participante também conta a campanha nas eliminatórias e também os três jogos que fará na primeira fase do Mundial. Em outras duas páginas, há imagens para colagem dos 12 estádios que serão utilizados, além de figuras especiais. O álbum, conta, também, com a tabela completa de jogos e os campeões mundiais de todas as edições.

¹ Parte de material produzido especialmente ao Jornal Gazeta

Nenhum comentário: