A unificação dos campeonatos brasileiros afetaram, ainda que indiretamente, os gramados catarinenses. Com a oficialização da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como Brasileirões, a campanha do Metropol na Taça Brasil de 1968 acabou sendo a melhor de um clube de Santa Catarina no campeonato. Na ocasião, o time de Criciúma terminou em quinto lugar, uma posição acima do recorde conseguido pelo Avaí em 2009.
Na Taça Brasil de 1968, torneio que cedia vaga para a Copa Libertadores da América, o Metropol foi eliminado pelo Botafogo por WO numa polêmica partida válida pelas quartas de final. Neste ano, a equipe tinha liderado um grupo com Grêmio e Água Verde-PR.
O Esporte Clube Metropol foi fundado em 1945 e foi um dos principais clubes de Santa Catarina da década de 60, junto com o América de Joinville. Suas cores eram o verde e o branco. Conquistou cinco campeonatos catarinenses: 1960, 1961, 1962, 1967 e 1969. Fechou as portas em 1969 para o profissional, só participando de competições amadoras.
A polêmica de 1968
Após uma derrota po 6 a 1 para o Botafogo no Rio de Janeiro, o Metropol venceu o segundo jogo por 1 a 0, em Florianópolis (a partida não podia ser realizada em Criciúma, pois o estádio não tinha iluminação adequada). Como não havia saldo de gols, seria realizado um jogo extra no Rio de Janeiro, mas as fortes chuvas impediram a ocorrência do mesmo e o confronto foi adiado.
Com recomendações da CBD, a entidade organizadora da Taça Brasil, o Metropol voltou a Santa Catarina e aguardaria notícias sobre a data do segundo jogo. Contudo a partida foi marcada para o dia posterior. Sem condições nem tempo de viagem, a equipe acabou perdendo por WO e foi desclassificada do torneio.
A campanha de 1968
Grupo Sul
11/ago:
Metropol 0 x 0 Grêmio
14/ago:
Água Verde-PR 1 x 1 Metropol
18/ago:
Metropol 4 x 0 Água Verde-PR
25/ago:
Grêmio 0 x 0 Metropol
Metropol se classificou pelo saldo de gols
Quartas de Final
5/dez:
Botafogo 6 x 1 Metropol
8/dez:
Metropol 1 x 0 Botafogo
11/dez:
Botafogo WO Metropol
Texto: Guilherme augusto Teixeira / Futebol SC
Imagem: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário