quinta-feira, 21 de julho de 2011

Paraguai e Uruguai na final da Copa América

Já está definida a final da Copa América – Argentina -2011, e os finalistas são o Uruguai e o Paraguai, que decidirão o título neste próximo domingo, dia 24, no estádio Monumental de Muñez, em Buenos Aires.

O Uruguai foi a primeira seleção a garantir a vaga. Na última terça-feira, dia 19, a seleção celeste, com dois gols de Suárez, derrotou o Peru. Todos os gols foram na segunda etapa. O placar foi aberto com um chute de longe de Forlán, Fernandez, goleiro peruano, alcançou, mas no rebote, Suaréz estava lá para mandar a bola para o gol. Quatro minutos após o primeiro gol, Álvaro Pereira acertou um belo lançamento para Suaréz, que teve apenas o serviço de driblar o goleiro para marcar o segundo e colocar o Uruguai na final da Copa América após 11 anos.

Na última vez que marcou presença na decisão, em 1999, no Paraguai, o Uruguai foi derrotado pelo Brasil por 3 a 0. Naquela partida, os gols foram marcados por Rivaldo, duas vezes, e, Ronaldo. A última vez em que levantou o troféu da competição foi em 1995, quando disputou a Copa América em seus domínios, superando na decisão a seleção brasileira. E caso conquiste esta edição da Copa América, o Uruguai será a primeira seleção a conquistar o título pela 15ª vez.

Por sua vez, o Paraguai não teve classificação fácil. A seleção paraguaia que não conquistou nenhuma vitória na competição até o momento, empatou novamente. E nesta quarta-feira, o empate sem gols foi com a Venezuela. Com o empate, a partida foi à decisão por pênaltis, e nela, o Paraguai foi absoluto, convertendo as cinco cobranças. Já a Venezuela, das quatro tentativas, uma foi perdida, esta pelo volante Lucena. Esta é a oitava vez que o Paraguai chega à decisão da Copa América, onde buscará o seu terceiro títulos. As suas duas primeiras conquistas foram em 1953 (quando o torneio se chamava Campeonato Sul-Americano) e em 1979.

Mas antes da final, no sábado, em La Plata, Peru e Venezuela decidem o terceiro lugar.

Texto: Lucas Heckler
Imagem: Divulgação

Nenhum comentário: