terça-feira, 21 de agosto de 2012

Brasil busca primeira vitória no Mundial na quarta-feira

Por Lucas Heckler
Foto de:
Assessoria CBF/Divulgação

O Brasil participa da Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-20. A estreia não foi positiva. O jogo disputado no último domingo, dia 19, diante da Itália, encerrou com o placar de 1 a 1. Amanda assinalou o gol brasileiro nos acréscimos da segunda etapa. Então, a primeira vitória será buscada nessa quarta-feira, dia 22. 


Mas, o desafio pela segunda rodada do mundial não será fácil. As brasileiras encaram a Nigéria, atual vice-campeã. As africanas, na primeira rodada, derrotaram a Coreia do Sul, que ficou com o bronze no último mundial Sub-20, por 2 a 0. A seleção sul-coreana será adversária do Brasil no dia 26. 


Além do Brasil, e de seus adversários, outras nove equipes participam da Copa do Mundo que está sendo disputada no Japão. Na Chave A, a primeira rodada teve a vitória da anfitriã e da Austrália sobre México e Suíça, respectivamente. A composição C teve a vitória da Coreia do Norte em cima da Noruega e do Canadá sobre a seleção argentina. E, a Chave D conta com a participação das duas maiores campeãs do campeonato, que venceram por 4 a 0 na rodada inaugural. Estados Unidos e Alemanha triunfaram diante de, respectivamente, Gana e China. 

O Brasil, que participou de todas as edições, jamais chegou na decisão. A melhor campanha foi registrada em 2006, quando faturou o bronze. A seleção, que tinha atletas como Maurine, Renata Costa, Érica, Fabiana, Franciele e Daiane, que participaram das Olimpíadas de Londres, foi eliminado na semifinal pela Coreia do Norte, que posteriormente sagrou-se campeã, e na decisão do bronze, empate em 0 a 0 com os Estados Unidos e vitória por 6 a 5 nos pênaltis. Em 2010, as meninas caíram ainda na primeira fase, com apenas uma vitória. 

Em relação às premiações individuais, o Brasil foi destaque apenas uma vez. Em 2004, quando o Brasil encerrou o Mundial na quarta posição, Marta, que foi eleita por cinco vezes como a melhor jogadora do mundo, ganhou a Bola de Ouro.

Nenhum comentário: