sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Criciúma vence e assume a liderança

Foto de:
Fernando Ribeiro/Divulgação
Por Lucas Heckler
Criciúma retorna a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. O time catarinense reassumiu a posição que esteve durante 11 rodadas nesta Série B na noite desta sexta-feira, dia 5, após vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, no Estádio Heriberto Hülse. Ozéia e Zé Carlos foram os autores dos gols da vitória.

Mas, a liderança é apenas provisória. Para se manter na ponta da competição, os criciumense torcem por um resultado negativo do Vitória nesse sábado, dia 6, diante do ABC. Se no jogo que vai ser disputado em Salvador (BA), os baianos não vencerem, o Criciúma permanece na ponta.

O jogo desta sexta-feira tinha clima de revanche. Afinal, os torcedores do Criciúma não se esqueceram do famoso lance fair-play que aconteceu no primeiro turno, que, aos 45 minutos do segundo tempo, originou no gol de empate do Ceará, tirando a vitória do Tricolor Predestinado. Os fanáticos torcedores estavam com o técnico Paulo César Gusmão “entalado na garganta”.

Nada de gol na primeira etapa 
O início de jogo ficou marcado pela pressão do Criciúma, que criava, mas demorava a arriscar. A primeira chance real de gol saiu apenas aos 11 minutos, quando Válber carinhosamente colocou a bola dentro da área, Ozéia desviou e o goleiro do Ceará, Dionantan, fez uma grande defesa. Aos 16 minutos a torcida criciumense suspirou com Zé Carlos, que cabeceou para fora.

Aos 19, novamente ele: o artilheiro do Criciúma. Zé Carlos recebeu na entrada da área, girou e bateu, acertando a trave. No minuto seguinte, a chance de gol foi criada pelo Válber. Aos 26 minutos, após reclamação exagerada, o técnico do Criciúma, Paulo Comelli, foi expulso de campo, com Silvio Criciúma assumindo a posição de comandante. “Isso é palhaçada e das grandes”, afirmou Comelli enquanto saia de campo sob aplausos dos torcedores.

Já na reta final do primeiro tempo, um grande lance da “dupla mágica” do Criciúma. Zé Carlos, de calcanhar, deixou Lucca na cara do gol, precisando apenas finalizar. Mas o meia-atacante desperdiçou a oportunidade, chutando para longe, para desespero da torcida. Aos 43 Thiego vacilou, Zé Carlos foi para se lançar em direção ao gol, mas o zagueiro Luizão se antecipou e cortou. No mesmo minuto, a zaga do Criciúma falhou, Magno Alves chutou e Michel Alves defendeu.

Vitória no último lance
Passes errados foi o que caracterizou os primeiros minutos da etapa complementar. Aos seis minutos Magno ajeitou para Márcio Careca que cruzou perigosamente, mas Michel Alves conseguiu desarrumar a jogada do “Vovô”. No lance seguinte, Zé Carlos driblou zagueiro e chutou em cima do goleiro rival. Tentou novamente, no entanto, desta vez, Thiego tirou quase em cima da linha.

Aos 12 minutos, Marlon chutou de fora da área, fazendo com que o goleiro cearense realizasse mais uma boa defesa, colocando a bola para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, cobrado por Válber, a bola encontrou Ozéia, que colocou a bola para o fundo do gol, sem chances para Dionantan, abrindo o marcador, para delírio dos torcedores que compareceram no Estádio Heriberto Hülse.

Após sofrer o gol, o time visitante se desesperou, chutando sempre de longe, mas sem colocar rumo na bola. Mas, aos 22, Itamar, que recém havia entrado, assinalou o gol de empate. No entanto, o árbitro-assistente argumentou que o atleta estava em posição ilegal, anulando o tento.

Já mais calmo, sabendo aproveitar a oportunidade, Juca igualou a contagem aos 27 minutos em cobrança de falta.

Aos 33, o garoto Lucca quase marcou o gol da vitória. No individualismo, chutou com a perna direita e a bola foi por cima do gol do Ceará. No lance seguinte, André Gava aproveitou cochilo da defesa do time adversário para buscar mais uma grande chance de gol do Tigre, contudo, o goleiro adversário soube bloquear o lance.

Aos 38, Robert desperdiçou a oportunidade de colocar o Ceará na frente. Na marca do pênalti, ele isolou a bola. Aos 42, o Criciúma arma contra-ataque e Gilmar fica sozinho na frente do goleiro Dionantan, que levou a melhor.

Mas, como de costume, o gol da vitória somente saiu no último lance do jogo. Zé Carlos, que estava “desaparecido”, matou a bola no peito, ganhou do goleiro e estufou as redes, para a alegria da torcida.

“É sofrido, mas é gostoso”, definiu Ozéia ao fim da partida. “Esse grupo merece. Essa torcida maravilhosa”, completou o artilheiro Zé Carlos à Rádio Difusora.

Boa é o próximo adversário 
O Tigre volta a campo, buscando a quinta vitória seguida, no próximo dia 13. O compromisso será com o Boa, às 16h, no Estádio Melão, em Varginha (MG). Os mineiros bateram, em casa, o Paraná Clube por 2 a 1 na noite desta sexta-feira.

Para este confronto, o Criciúma atuará sem o volante Fransérgio. O atleta levou o terceiro cartão amarelo na partida desta sexta-feira, e cumprirá suspensão automática.

Ficha Técnica 
Criciúma 1x2 Ceará
Campeonato Brasileiro – Série B – 2012
9ª Rodada/2º Turno

Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma/SC. 
Data: 5 de Outubro de 2012 (sexta-feira).
Horário: 21 horas (de Brasília).
Público: 11.518 pagantes
Renda: R$ 172.635,00
Árbitro: Sandro Meira Ricci/DF. 
Auxiliares: Clóvis Amaral da Silva/PE e José Javel Silveira/RS.
Cartões Amarelos: Fransérgio, Marlon, Matheus Ferraz e Zé Carlos (Criciúma); Daniel Marques, Márcio Careca, Motta e Thiego (Ceará).
Cartão Vermelho: Paulo Comelli (Criciúma).
Gols: Ozéia, aos 12’/2º e Zé Carlos, aos 49’/2º (Criciúma); Juca, aos 27’/2º

Escalações 
Criciúma: Michel Alves; Éric, Ozéia, Matheus Ferraz e Marlon; França, Fransérgio (Diego Oliveira), Giovanni Augusto (André Gava) e Válber (Gilmar); Zé Carlos e Lucca. Técnico: Paulo Comelli.

Ceará: Dionantan, Apodi, Luizão, Daniel Marques (Thiego) e Márcio Careca; João Marcos, Juca, Eusébio e Magno (Robert); Mota e Magno Alves (Itamar). Técnico: Paulo César Gusmão.

Nenhum comentário: