terça-feira, 23 de outubro de 2012

Há dois anos o Criciúma comemorava o acesso

Foto de:
Assessoria CEC/Arquivo
Por Lucas Heckler¹
O dia 23 de outubro de 2010 não sairá tão cedo da memória do torcedor do Criciúma. Foi neste dia que o Tricolor Predestinado conseguiu retornar para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro após dois anos consecutivos na Série C. O jogo decisivo foi contra o Macaé, do Rio de Janeiro, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. 

A equipe era obrigada a vencer para conquistar o acesso. No primeiro jogo das quartas de final, disputado no estado fluminense, após terminar o primeiro tempo vencendo por 2 a 0, o Criciúma levou a virada, sendo derrotado por 3 a 2. Mas, com quase 20 mil torcedores empurrando os atletas tricolores, não teve outro jeito, a não ser a vitória do Criciúma. 


O técnico Argel Fucks mandou a campo Agenor; Fábio Santana, Rogélio, Nino e Reinaldo; Gavião (Charles Vágner), Mika, Têti (Roni) e Diogo Oliveira (Rodrigo); Marcos Dener e Lins. Marcos Dener abriu a contagem aos 25 minutos. Depois, o jogo foi tenso, com chances reais de gol de ambos os lados. O Macaé até chegou a empatar, mas o gol não foi validado pelo juiz, que alegou que o atleta da equipe visitante cometeu falta antes de finalizar. Aos 38 minutos do segundo tempo, veio o alívio aos torcedores do Criciúma. Roni sacramentou a vitória por 2 a 0. 

Na semifinal, após dois empates em 1 a 1 com o Ituitaba, o Criciúma foi eliminado nos pênaltis. Mas, a principal meta do presidente Antenor Angeloni, o acesso, já estava garantida. 

Igualmente ao que aconteceu nas quartas de final e na semifinal, a primeira fase não foi fácil. O Criciúma se classificou, mas teve apenas quatro pontos de vantagem em relação a zona de rebaixamento. Em oito jogos, foram três vitórias (Brasil de Pelotas, Caxias e Chapecoense), três empates (Juventude (2) e Juventude) e duas derrotas (Caxias e Chapecoense). 

Novo acesso
Hoje, exatos dois anos após o histórico acesso, o Tigre pode ficar perto de mais um acesso. Desta vez, à Série A do Campeonato Brasileiro. Faltando sete rodadas para o término, são oito pontos de vantagem em relação ao quinto colocado. A vantagem pode ser aumentada nesta terça-feira (23). O clube recepciona o Grêmio Barueri, no Heriberto Hülse, às 19h30min. 

Em 2012, o objetivo inicial da direção, principalmente de Angeloni, é o acesso. Tanto que, na semana que antecedeu a estreia na competição nacional, foi lançada a campanha “Eu Acredito”. A torcida apoiou a ideia. Agora, na reta final, os atletas buscam fechar com “chave de ouro”. Além do acesso, o Criciúma pode garantir o título. 

Quatro rodadas na liderança
A última vez que o Criciúma esteve na Elite do futebol nacional foi em 2004. Naquela época, liderou a competição por quatro rodadas consecutivas (da sétima à décima rodada). Porém, após três derrotas e um empate nas últimas quatro partidas, a equipe acabou rebaixada por apenas um ponto. Na rodada derradeira, empatou, em casa, em 3 a 3 com o Coritiba. O Botafogo, primeiro time fora da zona de descenso também tropeçou. Empatou com o Atlético Paranaense, em Curitiba.

¹ Inicialmente publicado no JI News

Nenhum comentário: