terça-feira, 9 de outubro de 2012

Zé Carlos a dois gols da artilharia do ano

Foto de:
Fernando Ribeiro/Arquivo
Por Lucas Heckler
A grande sensação do Criciúma em 2012, Zé Carlos, está a dois gols da artilharia do ano. Zé do Gol, como é carinhosamente chamado pela torcida, já assinalou 36 gols na atual temporada. São 22 gols na Série B do Campeonato Brasileiro, dois na Copa do Brasil e 12 no Campeonato Catarinense. 

O atleta do Criciúma está na quarta posição. Neto Baiano, que não atua mais no Brasil, e por isso não tem mais chance de ampliar a contagem, marcou 38 gols, atuando pelo Vitória. A mesma quantidade foi obtida pelo Lúcio Maranhão, do ASA de Arapiraca. Neymar, do Santos, está em terceiro com 37 gols. Nenhum atleta, exceto os quatro primeiros colocados, ultrapassou a marca de 30 gols. 


O principal artilheiro do futebol brasileiro na temporada recebe o prêmio Arthur Friedenreich. Para a definição, é somado os gols que os atletas marcam nos campeonatos estaduais (primeira divisão), Campeonato Brasileiro (séries A, B, C e D), Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes. 

Cinco atletas já receberam a premiação, todos, enquanto atuavam por times da Série A do Campeonato Brasileiro. Keirrison, então no Coritiba, marcou 41 gols em 2008, sendo o pioneiro. No ano seguinte, foi a vez de Diego Tardelli, do Atlético Mineiro, com 39 gols. Em 2010, o recorde de gols marcado em uma única temporada. Jonas, do Grêmio, e Neymar, do Santos, dividiram a premiação com 42 gols cada. Leandro Damião é o detentor do título, com 38 gols em 2011.

Nenhum comentário: