domingo, 16 de dezembro de 2012

Corinthians é bicampeão Mundial

Fotos de:
Site do Corinthians
Por Lucas Heckler
Com um projeto vencedor, o Corinthians tornou-se neste domingo, dia 16, o primeiro clube brasileiro a conquistar a Copa do Mundo de Clubes da Fifa pela segunda vez. A conquista deste domingo foi em cima do Chelsea, da Inglaterra, no Japão. Já em 2000, em final brasileira, em pleno Maracanã, o Timão do Parque São Jorge conquistou o título diante do Vasco da Gama. 

No jogo deste domingo, o Chelsea criou mais chances de gol em relação ao adversário. No entanto, o Corinthians foi mais preciso. Aos 24 minutos do segundo tempo, Guerrero assinalou o único gol da partida. O jogo decisivo foi disputado no Estádio Internacional de Yokohama, onde em 2002 a Seleção Brasileira foi pentacampeã mundial. Na semifinal, o triunfo do Corinthians em cima do Al-Ahly, do Egito, também foi por 1 a 0, com gol do peruano. 


O goleiro Cássio foi o destaque da competição. O atleta, dono de defesas “milagrosas” neste Mundial, recebeu a Bola de Ouro. Na conquista da Libertadores, ele foi eleito o melhor goleiro da competição. 

A terceira posição da Copa do Mundo de Clubes 2012 ficou com o Monterrey, do México, que derrotou o Al-Ahly na decisão do bronze por 2 a 0. O time anfitrião, Sanfrecce Hiroshima ficou em quinto. A sexta posição foi para Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul. O último participante foi o Auckland City, na Nova Zelândia. 

Com a segunda conquista corintiana, o Brasil passa a contar com quatro títulos da Copa do Mundo de Clubes em nove edições. São Paulo, em 2005, e Internacional, em 2006, são os demais campeões. A nação verde e amarela também é a que mais esteve em finais. Além dos vitoriosos e do Vasco da Gama, vice em 2000, o Santos, em 2011, esteve na decisão buscando o título. De todos os brasileiros que disputaram a Copa do Mundo de Clubes, apenas o Internacional, em 2010, não conseguiu chegar à decisão. 

Além do Corinthians, apenas um clube é bicampeão mundial. O Barcelona, da Espanha, foi campeão em 2009 e 2011. O clube espanhol é quem mais participou de final. Além das edições que conquistou, o Barça foi vice-campeão em 2006. 

Os dois próximos mundiais acontecerão no Marrocos. O sistema de classificação segue o mesmo. Haverá a participação de sete times, sendo seis campeões continentais (África, América do Sul, América do Norte/Central/Caribe, Ásia, Europa e Oceania) e o campeão do país sede.


Nenhum comentário: