terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Ano começa com chance de Sul-americana ao Criciúma

Foto de:
Fernando Ribeiro/Assessoria
Por Lucas Heckler
Criciúma (SC)
O ano de 2013 pode ser inesquecível para o Criciúma. O Tricolor do Carvão está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro, após oito anos “afundando”, e ainda conta com chance de disputar pela primeira vez em sua história, a Copa Sul-americana. 

Com a mudança de critério de classificação dos oito brasileiros, o Criciúma pode conquistar a vaga mesmo disputando a Série B na última temporada. A partir deste ano, nenhum dos 16 times que jogarem as oitavas de final da Copa do Brasil, poderá disputar a competição continental. 

Com o vice-campeonato da segundona nacional, o Criciúma é o 12º time na lista. Estarão aptos a disputar a competição, além dos oito times, o São Paulo, que é o atual campeão. Se não passar da terceira fase da Copa do Brasil, o Tricolor Predestinado precisa que quatro equipes da lista para a Sul-americana estejam nas oitavas de final do campeonato nacional.

Botafogo, Santos, Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Náutico e Coritiba e Ponte Preta são os times com vaga garantida. Se, um ou mais desses clubes conquistar vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, a vaga será repassada, em ordem, para Bahia, Portuguesa, Goiás, Criciúma, Atlético Paranaense, Vitória, Sport Recife, Atlético Goianiense, Figueirense e São Caetano. 

Entre competições internacionais, o Criciúma tem uma participação da Copa Libertadores da América de 1992, quando terminou na quinta posição, perdendo apenas para o São Paulo, que posteriormente tornou-se campeão da competição e do Intercontinental de Clubes. Na Sul-americana, apenas dois catarinenses já participaram: Avaí e Figueirense.

Nenhum comentário: