domingo, 13 de janeiro de 2013

Torcedores com boa expectativa

Foto de:
Lucas Heckler/Arquivo
Por Lucas Heckler
Criciúma (SC)
Após anos em decadência, o Criciúma volta a respirar e continua dando alegrias aos seus torcedores. O dono das maiores glórias de uma equipe catarinense no cenário nacional e continental, chegou ao fundo do poço, tendo que se contentar com a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, quase sendo rebaixado, e da Copa Santa Catarina. Mas, após o empresário Antenor Angeloni reassumir a presidência, em 2009, tudo voltou ao normal. Hoje, a equipe está na Série A do Campeonato Brasileiro. 

O Tricolor Predestinado não está apenas de volta à elite do futebol brasileiro. O clube está recheado de competições importantes e com grandes chances de sucesso. Além do Nacional, está prevista a participação no Campeonato Catarinense e na Copa do Brasil. Além disto, ainda há a possibilidade de obter vaga para a Copa Sul-americana. Os torcedores estão confiantes para a temporada. O principal anseio é reconquistar o Campeonato Catarinense, título que veio para Criciúma pela última vez em 2005. 


Tal confiança deve-se ao fato da vinda de bons reforços, além da permanência de alguns dos principais jogadores na conquista do vice-campeonato da Série B na última temporada. “Com esse elenco com certeza vamos fazer um ótimo Estadual. Estou muito confiante que ganharemos o titulo. E para a Serie A, só o dia a dia vai dizer”, comentou o torcedor Deivid Ramos Candinho. Sobre os principais nomes dos reforços, ele escalou Fábio Ferreira e Tartá. “Espero que correspondam as expectativas”, pontuou. 

Outros torcedores também colocam como prioridade o Campeonato Catarinense. “Acredito que o Criciúma deve ser planejar para ser campeão do Catarinense, sim. O time está bom e há essa possibilidade de ser campeão, até para dar aquela moral para começar o brasileiro”, dialogou Rafaela Belina Baesso. Mas, alguns não compartilham dessa mesma ideia, como Ana Paula da Silva, que colocou que “a prioridade do Criciúma deve ser manter o time na Série A". 

Candinho está tão confiante, que inclusive, sonha em retorno à Libertadores da América. O Criciúma já surpreendeu na maior competição do continente, em 1992, quando de mero estreante, chegou às quartas de final, perdendo apenas para o São Paulo, que posteriormente tornou-se campeão da competição e do Mundial de Clubes. “Como torcedor, com certeza. Mas a realidade é que está bem longe de ser um time de Libertadores, mas quem sabe uma surpresa, assim como em 1991. Surpresa entre aspas, pois era um belo time”, declarou. 

Entre contratações, renovações, dispensas e empréstimos, um dos maiores motivos de tristeza para o torcedor do Criciúma, foi a saída do meia-atacante Lucca para o Cruzeiro. O garoto é um dos melhores do Brasil em sua posição. Mas, em sua troca, veio quatro jogadores, entre eles, o lateral Diego Renan e o atacante Fabinho. Na negociação, ainda devem vir outros dois jogadores da equipe mineira para o Criciúma. “Se não contratar jogadores acima do nível dele (Lucca), irá fazer falta. Só que ganhamos seis jogadores em troca, que podem reforçar nossos setores defensivos que precisamos muito, e no ataque precisa de um estilo Lucca pra fazer companhia ao Zé Carlos”, declarou Matheus Zanzi. 

O primeiro jogo do Criciúma na temporada será no próximo sábado, dia 19. O Tricolor Predestinado estreia no Campeonato Catarinense, às 19h30min, no Estádio Heriberto Hülse, diante do Camboriú. O adversário traz boas lembranças, já que pelo Catarinense de 2012, o Criciúma aplicou 7 a 0 no rival. Ana Paula, Candinho e Rafaela já confirmaram presença. “Saudade enorme”, comentou Rafaela. A dúvida de Zanzi para a presença no estádio é devido a uma possível participação em uma competição de futebol em Teutônia (RS), que inicia no mesmo dia. 

Na semana de estreia, torcedores fazem seu time ideal para a estreia. Ana Paula, por exemplo, escalou Bruno Brígido; Ezequiel, Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Marlon; Amaral, Everton Luiz, André Gava e Tartá; Fabinho e Zé Carlos. Este foi praticamente o time titular escalado pelo técnico Paulo Comelli no primeiro treino coletivo, realizado nesse sábado, dia 12, no CT Toca do Tigre. As únicas aletrações foi em relação a Ezequiel e Fábio Ferreira, Respectivamente, jogaram em seus lugares Diego Renan e Ewerton Páscoa.

Cada torcedor tem suas peculiaridades sobre o motivo de torcer por um determinado clube. Rafaela, por exemplo, foi por causa do irmão. Ela foi pela primeira vez ao Estádio Heriberto Hülse em 2008, no empate do Criciúma em 2 a 2 com o Vasco da Gama, pela Copa do Brasil, que culminou na eliminação do Tricolor Predestinado. Rafaela estava do lado vascaíno, enquanto seu irmão torcia pelo Criciúma. 

“É meia louca esta historia. Meu irmão me levou ao HH e daquele dia em diante não parei de torcer pelo Criciúma”, comentou Rafaela, emendando: “Aquele dia, após ver as lágrimas do meu irmão, comecei a ter uma paixão por esse time”. 

Candinho, por exemplo, que tem 28 anos, foi por causa da mãe. : “Quem me ensinou a torcer pelo Tigre foi minha mãe. Ela vai aos jogos desde 1982 e me leva aos jogos desde que tenho mais ou menos seis, sete anos”, comentou.

2 comentários:

Rafaela disse...

Amei...Parabéns, sua preparadora :)

Rafaela disse...

Amei...Parabéns, sua preparadora :)