quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Rinconense faz sucesso nos gramados do RS

Foto de:
Divulgação
Por Lucas Heckler
Balneário Rincão (SC)
O nome do Balneário Rincão está sendo levado aos quatro cantos do Rio Grande do Sul. O jovem João Afonso que nasceu em Criciúma, mas se criou no balneário, atua no time júnior do Sport Club Internacional, de Porto Alegre. 

O volante do Colorado começou como qualquer outro garoto: jogando torneios pela escola. Estudava na Melchíades Bonifácio Espíndola. Depois, começou a atuar nas escolinhas da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Içara e do Colégio Cristo Rei. “O Marcos (Duarte, professor de Educação Física) me indicou para jogar no (Colégio) São Bento”, comentou. 


Então, aos 11 anos foi jogar pelo Colégio São Bento. Depois teve uma passagem pelo Criciúma. “Eu era muito novo. Jogava com uma turma maior, aí não queria mais jogar”, contou. Tempos depois, foi jogar um torneio pelo Genoma Colorado de Criciúma. A partir daí, tudo começou a mudar. 

O jovem foi jogar no Guarani de Venâncio Aires, indo para o Novo Hamburgo. No clube da região metropolitana de Porto Alegre, subiu para o time profissional. Chegou a disputar o Campeonato Gaúcho, quando o técnico da equipe era Lisca (Luiz Carlos Cirne Lima). 

Com o bom desempenho nos gramados, propostas surgiram, e o empréstimo para o Internacional foi inevitável. “Teve outras propostas, mas os procuradores indicaram o Inter”, colocou. Entre as propostas, segundo o atleta, surgiu também de clubes do futebol europeu. 

A adaptação no início foi complicada. “No começou foi complicado, ligava toda hora para casa, mas depois a gente acostuma”, explicou. “No início não queria muito, mas não queremos cortar os sonhos do filho. O sonho dele sempre foi ser jogador de futebol”, comentou a mãe de João Afonso, Dorotéia Crispim. No Internacional desde junho de 2012, ele morava em um alojamento no Estádio Beira-Rio. Mas, como o local está em reforma para a Copa do Mundo, João Afonso está em um Centro de Treinamento (CT) na cidade de Alvorada. 

Pelo Internacional, já ajudou a equipe a conquistar um Campeonato Gaúcho e um Brasileiro juvenil. E recentemente, faturou a Copa Santiago. O adversário da última conquista foi o Criciúma, e conforme o atleta, foi um jogo diferente.

“Não sou uma cara deslumbrado. Não importa se é contra o Flamengo ou outro time, apenas tento jogar bem. Mas para o jogo contra o Criciúma, deu uma insônia. Esse era um jogo que tinha que jogar bem, até para não ter que ouvir gozações depois aqui (risos). Fiquei nervoso”, comentou. 

João Afonso está de férias na região, se reapresentando no Internacional na próxima segunda-feira (25). O contrato com o Novo Hamburgo vai até agosto de 2015, e o empréstimo ao Inter, até janeiro de 2014. “A prioridade na compra é do Inter”, destacou o atleta.

¹ Material produzido inicialmente para o Jornal Içarense

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande jogador, tive oportunidade de ve-lo jogando no sportv, grande futuro!

Jair Alcides Joaquim disse...

Que boa noticia! Ficamos contente qd alguem da nossa região se destaca. Muita sorte ao garoto. Esperamos que o Criciuma olhe com mais carinho os nossos garotos da região, pois os outros estão sempre antenados.