sexta-feira, 5 de abril de 2013

Vitória mil e quebra de tabu em jogo

Foto de:
Fernando Ribeiro/Arquivo
Por Lucas Heckler
Criciúma (SC)
O clássico do próximo domingo, dia 7, com o Joinville, no Estádio Heribeto Hülse, pelo Campeonato Catarinense, pode ser histórico para o Criciúma. Se vencer, o clube tricolor chega a vitória mil desde que alterou o nome de Comerciário para o atual, quebra um longo tabu diante da equipe do Norte do Estado, além de poder chegar à liderança do Returno. 

O clube das maiores glórias nacional do futebol catarinense atua como Criciúma Esporte Clube desde 1978, tendo como primeiro presidente o empresário Antenor Angeloni, que comanda a administração do clube na atualidade. Nesse período, a equipe já entrou em campo por 2.293 vezes, e além das 999 vitórias, foram 621 empates e 673 derrotas. No número de gols, vantagem tricolor. Foram 3.329 favoráveis e 2.529 contra. 

No confronto direto com o Joinville, o Tricolor do Sul não leva a melhor diante do Tricolor do Norte desde maio de 2010, quando aplicou 2 a 0 no rival pela Copa Santa Catarina. Desde então, foram oito confrontos, pela Copa Santa Catarina, Campeonato Catarinense e Série B do Campeonato Brasileiro, com cinco vitórias da equipe do Norte além de três empates. 

Faltando três rodadas para o término da fase classificatória do Campeonato Catarinense, uma das possibilidades para o tricolor permanecer na competição é conquistar o Returno, o que lhe concederia a vantagem de decidir a semifinal em casa. Atualmente, o Tigre é o vice-líder, um ponto atrás do Figueirense. Para chegar à primeira posição, além da vitória, é necessário um tropeço do Figueirense diante do Avaí, na Ressacada, também no domingo. 

Além do Returno, a classificação à semifinal pode vir através de uma das duas vagas do Índice Técnico. Nesse quesito, são desconsiderados os campeões do Turno (Chapecoense) e do Returno, com os melhores avançando. Hoje, o Criciúma arrecadaria a segunda vaga, no entanto, essa briga está acirrada, com o Tigre tendo somente dois pontos de vantagem em relação ao Atlético Hermann Aichinger, quinto colocado nessa briga.


Nenhum comentário: