quinta-feira, 11 de julho de 2013

Avaí realiza homenagem a Içara

Fotos de:
Reprodução/AvaíFC
Por Lucas Heckler
Içara/Florianópolis (SC)
Na partida do próximo sábado, dia 13, pela Série B do Campeonato Brasileiro, diante do Paraná Clube, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, o Avaí vai realizar uma homenagem à cidade de Içara. A instituição esportiva de Florianópolis divulgou a informação em seu site oficial (clique aqui) na manhã desta quinta-feira, dia 11. 

A homenagem para a cidade de Içara é mais uma da sequência que a direção do Avaí implantou para lembrar a história das cidades catarinenses. Em todas as homenagens já realizadas, no uniforme do goleiro constava a imagem do símbolo da cidade. Com Içara não será diferente, sendo que os arqueiros avaianos terão estampado em seus uniformes uma colheita de mel. 

O Avaí relembrou em seu site que “a história da cidade é marcada pela construção da Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, atual Ferrovia Teresa Cristina, em 1924, que corta a cidade, atualmente ainda transportando carvão de Criciúma a Tubarão. O desenvolvimento crescente com a construção da estrada-de-ferro atraiu diversos imigrantes italianos, açorianos, poloneses e alemães, provenientes de Criciúma e Urussanga”. Também lembraram que “a economia do município gira em torno da produção de descartáveis plásticos, da produção de frita (matéria prima para cerâmicas), da indústria de alimentos, da agricultura de fumo e da produção de mel e outros produtos das abelhas”. 

No entanto, na divulgação o clube acabou cometendo uma gafe. O Balneário Rincão se emancipou de Içara em janeiro, mas mesmo assim pontuaram que a cidade conta com uma das maiores lagoas do sul de Santa Catarina, a Lagoa dos Esteves, quando na realidade está dentro do território rinconense. Além disso, na soma da população, foi postado que Içara conta com 59.616 habitantes, quando na realidade este dado é do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, quando o Rincão ainda era distrito de Içara.

Nenhum comentário: