sábado, 5 de outubro de 2013

Definida fórmula do Catarinense

Foto de:
Lucas Heckler/Arquivo
Por Leonardo Zanin
Balneário Camboriú (SC)
A fórmula de disputa do Campeonato Catarinense de 2014 foi definida na tarde desta sexta-feira, dia 4, em uma reunião entre os clubes e a Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú. O campeonato terá várias mudanças em relação ao que foi disputado neste ano. Os clubes disputarão em turno único e o início do Catarinense 2014 será no dia 26 de janeiro. 

Os dez clubes que disputam a Divisão Principal da competição estadual jogam entre si em turno único. Os quatro times mais bem colocados fazem um quadrangular final com jogos de ida e volta. Os dois clubes mais bem colocados nessa segunda fase disputam a final, também em dois jogos, para definir o campeão catarinense de 2014. 

Os seis clubes que não se classificarem para o quadrangular, farão um hexagonal com jogos de ida e volta. Os dois piores nessa fase são rebaixados. Já o primeiro colocado no hexagonal garante vaga na Copa do Brasil e o segundo colocado garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. 

Como o campeonato é composto por 10 times, cada um fará nove jogos na primeira fase. Alguns jogarão cinco partidas em casa e quatro fora, enquanto para outros a situação se inverte. A definição de quais clubes disputarão cinco partidas diante da sua torcida foi feita com base na classificação do Campeonato Catarinense deste ano. Com isso, o Tigre fará mais jogos como mandante na primeira fase. 

Como o Estatuto do Torcedor prevê que as competições podem mudar sua fórmula de disputa somente a cada dois anos, em 2015 o Campeonato Catarinense também será disputado dessa forma, mas com a inversão no mando de campo das equipes.

¹ Leonardo Zanin - Comunicação Criciúma, colaboração

Nenhum comentário: