domingo, 21 de setembro de 2014

Após festival de desperdício de pênaltis, Barra Velha solta grito de campeão

Fotos de:
Lucas Heckler
Por Lucas Heckler
Balneário Rincão (SC)
Na primeira fase a campanha foi decepcionante, mas na reta final foi avalassadora. O Barra Velha confirmou o bom momento que estava vivendo e na manhã deste domingo, dia 21, conquistou o título do Campeonato Rinconense de Futebol 2014. Mas, a obtenção da Taça Construtora Massiroli, diante do Garotos da Bola, não veio no tempo normal. Nos 90minutos, empate em 1 a 1. Já nas cobranças de pênaltis, triunfo por 3 a 1. 

A partida decisiva foi disputada no estádio Delmiro Saturno Santiago, Centro de Balneário Rincão. Os times finalistas foram premiados, além de troféu e medalhas, com a distribuição de premiação em dinheiro oferecido pela patrocinadora do evento. Com o título, o Barra Velha pôde levar para casa o valor de R$ 2 mil. Já o Garotos da Bola, faturou R$ 1 mil. 

A arbitragem na decisão ficou por conta da árbitra Priscila Crispim, que foi auxiliada por Cleber Tavares e Hellen Portal. O trio é da Liga Urussanguense de Desportos (LUD). Na função de delegado ficou Rogério Marques. 

O jogo 
A partida começou com o Barra Velha buscando mais jogadas ofensivas e aproveitando as falhas da equipe adversária. O placar foi aberto logo no primeiro minuto de jogo, com a rede sendo balançada por Luiz Ricardo. Depois de 15 minutos de jogo a partida passou a ficar equilibrada e aos 18 minutos Dal criou a primeira grande oportunidade do Garotos da Bola. Em cobrança de falta, tentou colocar a bola no ângulo, mas o goleiro Fera fez importante intervenção, espalmando para escanteio. 

Aos 22 minutos, o jogo precisou ser paralisado para atendimento médico por aproximadamente 15 minutos, após dividida entre atletas das duas equipes. O goleiro Fera foi quem levou a pior, necessitando ser conduzido ao hospital, após prestação de primeiros socorros por enfermeiros da Secretaria de Saúde de Balneário Rincão que estavam no estádio com uma ambulância desde o início da partida. 

Na reta final da primeira etapa, o Garotos da Bola criava mais chances de gol e possuía maior posse de bola, entretanto não conseguiu concretizar as finalizações. 

No início da segunda etapa, o jogo precisou ficar paralisado por cinco minutos devido a parte da torcida jogar bombinhas dentro do gramado, o que foi controlado. O Garotos da Bola dominou o início da etapa final a todo instante, e aos dez minutos foi beneficiado devido a tanta ofensividade. Em cobrança de falta pelo lado direito, goleiro rebateu e na sobra Dovergino balançou a rede. 

Depois do gol de empate, as duas equipes ficaram intensivamente na busca pelo gol da vitória, criando várias oportunidades e dando ao rival inúmeros contra-ataques. Mas, pecavam nos últimos toques antes da finalização e com isso a rede não voltou a ser balançada. Diante do empate em 1 a 1, a cobrança de pênaltis para definir o campeão foi inevitável. 

Fartura de desperdícios nos pênaltis 
Se durante o tempo normal as duas equipes criaram poucas chances claras de gols, nas cobranças de pênaltis os atletas fizeram um festival de desperdícios. Das nove cobranças, apenas quatro foram convertidas. O Barra Velha foi quem menos errou e conseguiu vencer por 3 a 1. 

Na primeira cobrança de cada equipe, nada de gol. Jair, do Barra Velha, foi barrado pelo goleiro Guga. Já Negão, do Garotos da Bola, chutou para fora. Na segunda oportunidade, Solima abriu o placar, favorável ao time que posteriormente se tornaria campeão. Enquanto isso, Dal seguiu o companheiro e também não acertou a meta. 

Na terceira série, 100% de aproveitamento, enquanto na quarta cobrança ambos erraram. Pelo lado do Barra Velha, Gilmar fez e Rodrigou chutou para fora. Já pelo Garotos, Ramon converteu e Diorgenes desperdiçou. Com 2 a 1 favorável no placar e apenas uma cobrança faltante para cada lado, bastava o Barra Velha converter para faturar o título. Coube a Luiz a missão de balançar a rede para a equipe comemorar o título.

Nenhum comentário: