| Foto de: Fernando Ribeiro/CEC |
Por Lucas Heckler
Criciúma (SC)
Rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro no último ano, o Criciúma pode ter um motivo a mais para pensar em voltar à elite do Campeonato Brasileiro deste ano. Conforme levantamento do portal Sr. Goool, nas últimas nove edições, quando a segunda divisão é disputada no formato de pontos corridos, em apenas duas não houve acesso de equipe que havia sofrido o descenso no ano anterior.
Neste ano, entretanto, para confirmar a expectativa, o Criciúma terá briga diante do Bahia, Botafogo e Vitória (BA). A equipe catarinense estreia na competição nacional no próximo dia 9 de maio, no interior paulista, diante do Mogi Mirim, que é oriundo da Série C do Campeonato Brasileiro.
Em 2006, na estreia dos pontos corridos na Série B, o Atlético Mineiro realizou a abertura desta estatística e ainda por cima foi campeão. Em 2007, não entanto, não houve acesso dos quatro times oriundos da Série A. Nos três anos seguintes, por vez, Corinthians, Vasco da Gama e Coritiba, respectivamente, conseguiram retornar à elite e ainda ser campeão.
Em 2011 foi a última vez em que uma equipe da Série A não conseguiu o acesso já no ano seguinte. Na temporada seguinte, então o Atlético Paranaense fez o “bate volta”. Em 2013, por vez, houve um recorde: três times subiram no ano seguinte à queda: Figueirense, Palmeiras e Sport Recife. E na última edição, foi a vez de Ponte Preta e Vasco da Gama ampliarem a estatística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário