domingo, 13 de dezembro de 2009

Libertadores

As competições nacionais estão chegando ao fim pela América do Sul e, após este fim de semana, apenas a Colômbia ainda não conhecerá o seu campeão. Além disso, as vagas restantes para a Taça Libertadores da América também vão se definindo e das 12 que restam, oito delas já têm dono, mas os classificados ainda não sabem exatamente em que grupo irão se encaixar, pois falta saber em que posição ou com que pontuação terminarão as disputas caseiras. Na Argentina, nada de Boca ou River. Os representantes, além de Estudiantes e Vélez Sarsfield, serão Banfield, Newell's Old Boys, Colón e Lanús. Os dois primeiros disputam o título na última rodada do Torneio Apertura neste domingo. O campeão entra direto no Grupo 6 e o vice vai encarar o Emelec, do Equador, na Pré-Libertadores, tornando-se, desta forma, um possível adversário do Internacional na fase seguinte. É importante ressaltar que o segundo colocado no Apertura será o "Argentina 6" porque, independente de outros resultados, será o terceiro maior pontuador da temporada. Os dois maiores pontuadores, somando-se Clausura, que foi disputado no primeiro semestre, e Apertura, são Colón e Lanús, sendo que o primeiro já fez todos os seus jogos no Campeonato Argentino e torce contra o rival para entrar direto no Grupo 4. Se o Lanús arrancar um empate no jogo contra o Independiente, neste sábado, rouba a vaga na fase principal e o Colón terá que disputar uma vaga na chave do Flamengo com a Universidad Católica, do Chile.
A situação no Paraguai é bem mais simples. Nacional e Libertad estão disputando o título e a última rodada será neste domingo. O primeiro, que lidera por ter um saldo de gols maior que o adversário - 13 a 12 -, já que ambos têm 40 pontos, recebe o tradicional Olimpia, enquanto o outro pega o Tacuary fora de casa. Quem for campeão, entra direto no grupo encabeçado pelo São Paulo, enquanto o vice, que será o maior pontuador do ano no país, pega o Deportivo Táchira, da Venezuela, na fase preliminar, e, se avançar, vai para o Grupo 4.
Já no Peru, Universitario e Alianza Lima estão jogando a decisão do campeonato nacional. No primeiro jogo, o Universitario venceu por 1 a 0 e joga pelo empate para levantar a taça no confronto deste domingo, em Lima. O campeão peruano integrará o Grupo 4 da Libertadores, enquanto o perdedor do duelo entra na chave do Estudiantes. O Juan Aurich é o representante do país na pré-Libertadores por ser o maior pontuador da temporada e encara uma equipe mexicana a definir. Ainda há muita gente de olho no título nacional e nas duas vagas para a Libertadores na Colômbia. O campeão vai para o grupo do Corinthians, sendo que o Independiente Medellín já está na decisão e três times disputam a outra vaga na final: Atlético Huila, Nacional de Medellín e Santa Fe Bogotá. O terceiro representante colombiano será conhecido neste fim de semana com a última rodada da segunda fase. Junior Barranquilla e Deportes Tolima, os dois maiores pontuadores do ano, estão nesta disputa com vantagem de um ponto para o primeiro. Quem vencer, encara o Racing, do Uruguai, na fase preliminar, e, passando, também pode entrar na chave do Timão.
Por fim, os últimos dois representantes mexicanos serão conhecido apenas em janeiro de 2010 com a disputa do Torneio Interliga. O campeão entra no grupo do São Paulo, enquanto o vice pega o Juan Aurich, do Peru, na pré-Libertadores, em busca de um espaço no Grupo 3. América, Monterrey, Santos Laguna, Puebla, Atlante, Tigres, Estudiantes Tecos e Jaguares estarão nesta disputa.
PRÉ-LIBERTADORES
Jogo 1 - Táchira (VEN)* x Paraguai 3 Jogo 4 - Real Potosí (BOL)* x Cruzeiro
Jogo 2 - Juan Aurich (PER)* x México 3 Jogo 5 - Argentina 6* x Emelec
Jogo 3 - Argentina 5* x U. Católica (CHI) Jogo 6 - Colômbia 3* x Racing (URU)
* Jogam a primeira partida em casa

GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 3 GRUPO 4
Corinthians São Paulo Estudiantes Argentina 4
Cerro Porteño (PAR) Paraguai 2 Bolívar (BOL) Blooming (BOL)
Colômbia 2 Once Caldas (COL) Peru 2 Peru 1
Venc. Jogo 6 México 2 Venc. Jogo 2 Venc. Jogo 1
GRUPO 5 GRUPO 6 GRUPO 7 GRUPO 8
Internacional Argentina 3 Velez (ARG) Flamengo
Cerro (URU) Nacional (URU) Colo Colo (CHI) Univ. Chile (CHI)
Dep. Quito (EQU) Dep. Cuenca (EQU) Dep. Itália (VEN) Caracas (VEN)
Venc. Jogo 5 Morelia (MEX) Venc. Jogo 4 Venc. Jogo 3
O regulamento mudou em relação aos últimos anos. San Luis e Chivas do México, que saíram da Libertadores 2009 por causa da epidemia de gripe suína, vão entrar na competição direto nas oitavas de final. As datas dos jogos da primeira fase da Libertadores ainda não foram divulgados. Na estreia, o time que está em primeiro lugar na tabela acima enfrenta o quarto lugar. O segundo enfrenta o terceiro. A competição vai começar em janeiro e terá até as quartas de final disputadas antes da Copa do Mundo. As semifinais e a final serão disputadas em julho e agosto, após o Mundial da África do Sul.

CRUZAMENTOS DAS OITAVAS DE FINAL
Melhor 1º x 6º melhor 2º 5º Melhor 1º x 4º melhor 2º
2º Melhor 1º x 5º melhor 2º 6º Melhor 1º x 3º melhor 2º
3º Melhor 1º x San Luis (MEX) 7º Melhor 1º x 2º melhor 2º
4º Melhor 1º x Chivas (MEX) 8º Melhor 1º x Melhor 2º

Nenhum comentário: