Foto de: Organização/Divulgação |
O Brasil jamais obteve o ouro no futebol olímpico, embora já tenha conquistado quatro prata nas últimas oito edições. Na próxima quarta-feira, dia 25, as seleções canarinho iniciam novamente a brigam pelo ouro inédito. Os jogos acontecerão em Londres (Inglaterra).
A seleção feminina que encerrou na segunda colocação em Atenas (2004) e Pequim (2008), em ambas as ocasiões sendo derrotada pelos Estados Unidos na decisão, está na composição E, e estréia diante de Camarões. No dia 28, enfrenta a Nova Zelândia, encerrando sua participação na primeira fase contra a Grã-Bretanha.
A categoria feminina conta também com a participação de África do Sul, Canadá, Colômbia, Coreia do Norte, Estados Unidos, França, Japão e Suécia. As 12 seleções estão divididas em três chaves, e após os confrontos em turno único dentro da composição, avançam à fase eliminatória, os dois primeiros colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiro colocado, independentemente da composição.
O time masculino no Brasil fará seu primeiro jogo na quinta-feira, dia 26, contra o Egito. No domingo, dia 29, encara a Bielorrússia. A última partida na fase inicial está marcada para o dia 1º de agosto, contra a Nova Zelândia.
Nesta categoria, avançará apenas os dois primeiros colocados de cada grupo. E se o Brasil chegar às quartas de final, enfrentará Espanha, Honduras, Japão e Marrocos.
Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Gabão, Grã-Bretanha, México, Senegal, Suíça e Uruguai são as demais seleções participantes.
As melhores posições da seleção verde e amarelo foram registradas em 1984, em Los Angeles (Estados Unidos), e 1988, em Seul (Coreia do Sul), quando perdeu a final para França e União Soviética, respectivamente. Em sua última participação, em Pequim, o Brasil foi eliminado na semifinal pela Argentina, que posteriormente tornou-se bi-campeão.
Já a seleção da Argentina, não poderá disputar seu terceiro título consecutivo, pois não conquistou a classificação aos Jogos. “Os Hermanos” encerraram o último campeonato sul-americano, que concede duas vagas à competição olímpica, na terceira posição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário