quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Copa SP inicia em janeiro

Fotos de:
Fernando Ribeiro/Assessoria CEC
Por Lucas Heckler
Em janeiro inicia mais uma longa temporada aos clubes de futebol do Brasil. Embora o maior desejo seja conquistar algum título com o time principal, a primeira grande disputa do ano é de base. O Estado de São Paulo recebe atletas de 100 clubes para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Santa Catarina conta com a participação de Avaí, Criciúma e Figueirense, sendo que apenas o “Alvinegro da Capital” já conquistou a taça de campeão. 

São Paulo é a Unidade da Federação com o maior número de participantes. São 44 representantes. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul contam com quatro times na competição. Os demais estados têm um, dois ou três clubes. 


Os clubes participantes dessa nova edição foram divididos em 25 chaves, sendo cada uma delas com sede em uma cidade diferente. Na primeira fase os jogos são em turno único, avançando à final o primeiro colocado de cada composição. Além dos campeões de chave, permanecem na briga pelo título, os sete melhores segundo colocado. A partir de então, os jogos são no formato mata-mata, até que se defina o campeão. 

O Figueirense está no Grupo C, com sede em Novo Horizonte. Além do Alvinegro, compõe a chave as equipes do Desportiva (ES), Ferroviária (SP) e Novorizontina (SP). O Criciúma integra a composição H. Em Limeira, o Tricolor Predestinado buscará a classificação diante do Audax (SP), Bahia (BA) e Botafogo de João Pessoa (PB). Enquanto isto, o Avaí tem como rivais América de Natal (RN), Atlético Goianiense (GO) e o Desportivo Brasil (SP). Os jogos acontecem em Porto Feliz, pelo Grupo R. 

São Mateus (ES) e Corinthians Alagoano (AL) fazem o jogo inaugural. As duas equipes duelam pelos primeiros pontos no próximo dia 4, às 14 horas, no Estádio Alfredo Chivegatto, em Jaguariúna. Os dois times, juntamente com Remo (PA) e Santos (SP), integram o Grupo V. 

O Criciúma, invicto na Copa São Paulo há dois anos (venceu um jogo e empatou outras duas, tanto em 2011, quanto em 2012), será o primeiro catarinense a entrar em campo. O Tigre, no dia 5 de fevereiro, às 11 horas, encara o Bahia, no Estádio José Silveira Nunes. O Figueirense, campeão em 2008, entra no gramado pela primeira vez no próximo dia 6, quando desafia o Ferroviária, no Estádio Jorge Ismael de Biase, às 16 horas. Também às 16 horas do dia 6, o Avaí desafia o Atlético Goianiense, no Estádio Julien Fouque. 

Como geralmente acontece, a final da competição promovida pela Federação Paulista de Futebol (FPF) deve ser disputada no dia 25 de janeiro, data do adversário da cidade de São Paulo. O local escolhido para a decisão é o Estádio do Pacaembu. 

Após o título do Figueirense, o campeão sempre foi um clube do eixo Rio-São Paulo. O Corinthians (SP) sagrou-se campeão em 2009 e 3012. O São Paulo (SP) faturou a taça em 2010. O Flamengo (RJ) terminou na primeira colocação em 2011. 

A Copa São Paulo é a principal competição de base dentro do Brasil, tendo como principal campeão o Corinthians (SP), que arrecadou a principal taça em oito oportunidades. O Fluminense (RJ) é o segundo maior campeão, com cinco títulos. Internacional (RS), com quatro; Atlético Mineiro e São Paulo (SP), com três; Nacional (SP), Flamengo (RJ), Ponte Preta (SP) e Portuguesa (SP), com dois, além de América (MG), América (SP), Cruzeiro (MG), Figueirense (SC), Grêmio Barueri (SP), Guarani (SP), Juventus (SP), Marília (SP), Paulista (SP), Santo André (SP), Santos (SP) e Vasco da Gama (RJ), com um título; são os demais clubes que têm em sua galeria uma taça da competição.








Nenhum comentário: