quarta-feira, 8 de maio de 2013

Final do Catarinão sem vantagem

Foto de:
Lucas Heckler
Por Lucas Heckler
Chapecó/Criciúma (SC)
Ao contrário de anos anteriores, na final do Campeonato Catarinense deste ano não há vantagem para nenhum clube. Sendo assim, há a necessidade de Chapecoense ou Criciúma ser superior ao fim dos dois jogos, ou então, haverá uma série de cobrança de pênaltis para que seja conhecido o campeão da Taça Chevrolet. O único direito concedido ao time de melhor campanha será decidir em casa. 

Sendo assim, o primeiro jogo da final da Divisão Principal do Campeonato Catarinense 2013 acontece no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. A partida está prevista para ser disputada já no próximo domingo, dia 12, às 16 horas. O último encontro para a competição acontece no Estádio Regional Índio Condá, em Chapecó, apenas no dia 19. Quem marcar mais gols nas duas partidas será considerado campeão, caso seja registrado uma vantagem, então será disputado a decisão de pênaltis. 

A Chapecoense busca tornar-se a quinta maior campeã do Estadual, conquistando a quinta taça, igualando ao América, de Joinville, e ao Metropol, de Criciúma. O último título veio em 2011, quando bateu na decisão, em Chapecó, justamente o Criciúma. Já o Tigre do Sul do Estado quer o deca campeonato, podendo ser o quarto clube a alcançar dez títulos, atrás somente de Avaí e Figueirense, ambos de Florianópolis, e o Joinville. Mas, a equipe vive um longo jejum, sendo que o último caneco foi arrecadado apenas em 2005, quando derrotou na decisão, fora de casa, o Atlético Hermann Aichinger, de Ibirama. 

A Chapecoense tem a melhor campanha. Nos 20 jogos que disputou até o momento, foram 11 vitórias, seis empates e três derrotas. A classificação à fase semifinal foi antecipada, já em fevereiro, ao conquistar o primeiro turno, com sete vitórias em nove jogos. Na semifinal eliminou o Figueirense. Enquanto o Verdão do Oeste tem a superioridade numérica ao longo do Campeonato Catarinense, o Criciúma vem de constante crescimento após a chegada do técnico Vadão. Após o fraco desempenho no primeiro turno, terminando apenas na sétima posição (entre dez times), o elenco se recompôs e sagrou-se campeão do Returno, com apenas uma derrota. Na fase anterior, desclassificou o Avaí.

Nenhum comentário: