sábado, 29 de junho de 2013

Brasil busca tetra

Foto de:
Rafael Ribeiro/CBF
Por Lucas Heckler
Rio de Janeiro (RJ)
Este domingo, dia 30, é de decisão para brasileiros e espanhóis. Afinal, Brasil e Espanha disputam a final da Copa das Confederações de 2013. O embate acontece em um dos principais palcos do futebol mundial, o Maracanã, na capital fluminense, às 19 horas.

Se vencer a partida, o Brasil conclui mais um importante capítulo na competição. A Seleção Canarinho pode se tornar a primeira a ser tetracampeão, a primeira a faturar o troféu principal em três edições consecutivas e a primeira a conquistar o título em casa desde que a Copa das Confederações passou a ser um evento teste para a Copa do Mundo, em 2001. Já a Espanha, que está na sua terceira participação, busca seu primeiro título. A melhor campanha foi em 2009, quando foi eliminada na semifinal pelos Estados Unidos. 

No palco do jogo já desfilaram importantes atletas do futebol nacional, como Pelé, Garrincha, Didi, Nílton Santos, Zito, Zagallo, Vavá, Tostão e Rivelino. O técnico da Seleção Brasileira, Luis Felipe Scolari, o Felipão, falou da expectativa que tem sobre o jogo decisivo de domingo. “Serão mais 70 mil brasileiros gritando e nos incentivando a buscar a vitória e o título. Tenho certeza de que o torcedor do Rio de Janeiro fará a mesma manifestação de apoio que tivemos até agora em todas as cidades por onde a Seleção Brasileira passou”, comentou o comandante. 

A Espanha é considerada, atualmente, a seleção com o melhor elenco no futebol profissional, tanto que conquistou a Copa do Mundo de 2010 e as duas últimas edições da EuroCopa (2008 e 2012), mas o capitão da Seleção Brasileira declarou não ter medo do confronto e que o Brasil está preparado. “Eles têm uma equipe muito técnica, é a atual campeã do mundo e tem de exaltar também o trabalho do treinador. Mas final é final e tenho certeza de que também estaremos preparados para o duelo”, declarou Thiago Silva. Já Felipão, declarou que eles estão em vantagem. “Eles têm uma base montada, sabemos que tiveram praticamente um jogo a menos na competição, que foi a partida contra o Taiti, na qual pouparam todos os titulares, mas, respeitando a qualidade deles, vamos para o jogo para vencer, afinal de contas, chegamos à final e temos condições de superá-los”, mencionou. 

As duas finalistas estão invictas nesta edição da Copa das Confederações. Na primeira fase o Brasil derrotou Japão (3x0), México (2x0) e Itália (4x2), enquanto na semifinal bateu o Uruguai por 2 a 1. Já a Espanha, triunfou em cima do Uruguai (2x1), Taiti (10x0) e Nigéria (3x0), todos na primeira fase, e na semifinal, diante da Itália, após empate sem gol no tempo normal e na prorrogação, bateu o rival por 7 a 6 nos pênaltis. Em relação a artilharia, a liderança está com o espanhol Fernando Torres, que tem cinco gols até o momento. 

¹ Com informações da Assessoria de Comunicação da CBF

Nenhum comentário: