terça-feira, 29 de outubro de 2013

Terceiro lugar é comemorado

Foto de:
Lucas Heckler
Por Lucas Heckler
Içara (SC)
Em oito partidas na edição 2013 do Campeonato Catarinense de Futebol Infantil (Sub-15), o plantel da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Içara venceu três vezes, perdeu outras cinco partidas, assinalou 14 gols e sofreu 13. Com a campanha, a equipe encerrou a participação na terceira posição do Grupo A, somente atrás de duas potencias do futebol de base regional: Casa Lar, de Araranguá, e Criciúma Esporte Clube. Com isso, os resultados são comemorados. 

“A responsabilidade da classificação era total dessas duas equipes. O Criciúma por seu um clube formador e o Casa Lar por já fazer um trabalho de base há muito mais tempo que a FME. Por isso, devemos comemorar nossos resultados”, comentou o técnico do plantel içarense, Allan Rezende. Sabendo da superioridade de Casa Lar e Criciúma, as principais buscas de pontos foram diante de rivais diretos, Hercílio Luz, de Tubarão, e Pinheiros, de Garopaba. Diante desses times, em quatro partidas apenas uma derrota. “Foi muito positivo nosso desempenho contra essas equipes. A derrota para o Pinheiros serviu de aprendizagem. Os atletas foram com excesso de confiança e isso no futebol muitas vezes atrapalha. Talvez se tivéssemos mais cautelosos poderíamos sair com melhor resultado. No geral fizemos a nossa parte”, declarou. 

Embora tenha muitos pontos a serem comemorados, Rezende destaca que há questões a serem melhoradas. “Ainda há muito o que se fazer e ser melhorado. Talvez ter uma equipe em quase totalidade de atletas de Içara. Para esta edição tivemos que buscar alguns atletas da região e a dificuldade de logística e treinamento foi muito grande. Esbarramos também na falta de recursos, tanto que tivemos que fazer uma rifa para custear essa competição”, elencou o comandante. “Mas acima de tudo, temos que agradecer as pessoas que compraram nossa rifa e que acreditaram neste nosso projeto. Agradecer a FME que não mediu esforços para que tivéssemos o mínimo de estrutura possível para esta competição e a todos que nos ajudaram pelo simples fato de torcer por nós. A certeza é que Içara é um ótimo celeiro de futuros novos atletas para o futebol e que precisamos manter este trabalho que com certeza no futuro trará bons frutos”, emendou. 

A participação de Içara na competição da Federação Catarinense de Futebol iniciou com derrota para o Casa Lar, em Araranguá, por 3 a 2. No primeiro compromisso como mandante, no estádio Dego Rocha (Complexo Esportivo João Ramos Roussenq), em Içara, revés para o Criciúma, por 1 a 0. Depois, em Garopaba, também perdeu para o Pinheiros pelo placar simples. A primeira vitória veio sem entrar em campo. Hercílio Luz teve problemas federativos e por isso os pontos foram concedidos para Içara. Já pelo Returno, voltou a perder para o Casa Lar, desta vez, por 5 a 2. No reencontro com o Criciúma, derrota por 2 a 0. Nos últimos dois compromissos, somente vitória. Em casa, goleou o Pinheiros por 4 a 0, enquanto em Tubarão bateu o Hercílio Luz por 3 a 1. 

Esta foi a segunda participação da FME Içara no Campeonato Catarinense. Em 2011, a equipe também havia sido eliminada na primeira fase. “Em 2011 foi a primeira experiência. Passamos bastante trabalho, mas entramos por entender que tínhamos uma boa equipe e poderíamos representar bem nosso município. A participação deste ano foi mais tranquila, já sabíamos como proceder em algumas situações e isso fez com que fôssemos mais competitivos”, pontuou Allan Rezende.

Nenhum comentário: