domingo, 1 de dezembro de 2013

Quatro times contra o rebaixamento

Foto de:
Fernando Ribeiro/CEC
Por Lucas Heckler
Criciúma (SC)
Faltando apenas uma rodada para o término da Série A do Campeonato Brasileiro 2013, a briga por uma vaga na elite do futebol nacional em 2014, ano de Copa do Mundo no Brasil, ficou para quatro times. Desses, dois permanecerão na primeira divisão, enquanto outros dois sofrem o rebaixamento. Coritiba, Criciúma, Fluminense e Vasco da Gama são os times com risco. 

A última está marcada para acontecer integralmente no próximo domingo, dia 8, às 17 horas. Todos os envolvidos na luta contra o rebaixamento atuam fora de casa. O Coritiba pega o São Paulo em Itu. O Criciúma visita o Botafogo no Rio de Janeiro. O Fluminense duela com o Bahia. Já o Vasco da Gama, pega o Atlético Paranaense, em Joinville. 

A situação mais fácil é do Criciúma. A equipe catarinense tem apenas dois concorrentes diretos, já que o Fluminense não tem condições de alcançar o Tricolor Predestinado. Um empate diante do Botafogo já é suficiente para garantir a permanência. Se perder, pode ficar na Série A, desde que Coritiba o Vasco não vença na última rodada. 

Junto ao Criciúma, o Coritiba também necessita apenas do próprio esforço para se manter na Série A. Se vencer, o torcedor pode soltar a comemoração. Se o Coxa empatar, este ponto somente será suficiente se Vasco e Fluminense não vencerem. Já se sair de campo derrotado, então precisa que o Vasco perca (se empatar, aí fica pelo saldo de gol, que atualmente é -4 contra -7 a favor dos paranaenses) e que o Fluminense não vença. 

Por vez, o Vasco precisa encontrar a vitória longe do torcedor. Além de somar os três pontos, precisa que o Coritiba não vença e que o Criciúma perca para o Botafogo. Um empate, somente será suficiente se o Coritiba perder, desde que tire três gols em desvantagem no saldo de gol. Uma derrota decreta o rebaixamento. 

Já o Fluminense, campeão do Brasileirão em 2012, tem a situação mais delicada. Derrota ou empate ocasiona de forma direta o descenso. Se vencer, então precisa que Vasco não consiga mais do que um empate contra o Atlético Paranaense e que o Coritiba perca para o São Paulo. Se a equipe paranaense empatar, então a definição irá para os critérios de desempate.

Matematicamente, Portuguesa e Internacional também têm chance de ser rebaixado, mas para isso, além de perderem, é necessário que Coritiba, Criciúma e Vasco vençam. Ainda no caso do time paulista, mesmo se tudo isso acontecer, precisa que o Vasco tire uma diferença de 11 gols de saldo.

(atualizado às 21h24min)

Nenhum comentário: