quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Se não chegar às finais da Copa do Brasil, Tigre deve voltar à Sul-americana

Foto de:
Fernando Ribeiro/Arquivo
Por Lucas Heckler
Criciúma (SC)
Se não conseguir chegar às oitavas de final da Copa do Brasil, o Criciúma tem grandes possibilidades de disputar a Copa Sul-americana pelo segundo ano consecutivo. Para marcar presença na competição continental, o time catarinense precisa que pelo menos duas das equipes que terminaram entre quinto e 13º na última Série A do Campeonato Brasileiro, chegue às finais da Copa do Brasil deste ano. 

Na lista de prováveis representantes brasileiros na Copa Sul-americana, o Criciúma é o nono, devido a 14ª posição na última Série A. Para esta listagem, são excluídos todos os clubes confirmados na Libertadores da América, que automaticamente contam com vaga nas finais da Copa do Brasil. Ao todo, serão oito times brasileiros na Copa Sul-americana, sendo sete através na lista em que o Criciúma está em nono, além do campeão da Copa do Nordeste, que será conhecido em março. 

À frente do Criciúma na lista de prováveis brasileiros na Sul-americana estão, entre primeiro e oitavo, respectivamente, Vitória, Goiás, Santos, São Paulo, Corinthians, Coritiba, Bahia e Internacional. O Tricolor do Carvão pode ser beneficiado também, além de times que cheguem às finais da competição nacional, se Vitória ou Bahia conquistarem a Copa do Nordeste. Caso isso aconteça, então será necessário apenas que um time que esteja à frente fique entre os 16 melhores da competição nacional. 

O estado de Santa Catarina também conta com a possibilidade de outros dois classificados, no entanto, esses com menos chances. A Chapecoense é a 12ª (atual vice-campeão da Série B do Campeonato Brasileiro) e o Figueirense é o 14º (atual quarto colocado da Série B). 

A tabela de jogos da Copa do Brasil de 2014 ainda não foi divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol. O Criciúma está classificado como atual campeão Catarinense. Santa Catarina ainda tem outros quatro representantes. A Chapecoense, como vice-campeão Catarinense, Joinville como Campeão da Copa SC, além de Avaí e Figueirense que somaram a vaga através do ranking. 

Em 2013 
Em 2013 o Criciúma foi à Copa Sul-americana após ter sido eliminado na terceira fase da Copa do Brasil pelo Salgueiro. Naquela oportunidade, as chances do time catarinense eram remotas, já que era o 12º da lista. Mas, após a classificação de Botafogo, Santos, Cruzeiro, Internacional, Flamengo e Goiás às finais da Copa do Brasil, o Criciúma somou a sexta vaga. 

Mas, na competição internacional, o Criciúma não foi bem, sendo eliminado ainda na fase nacional. Foram duas partidas diante da Ponte Preta, que somou a terceira vaga. No primeiro jogo, disputado no estádio Heriberto Hülse, vitória paulista por 2 a 1. Depois, em Campinas, empate sem gol. Posteriormente, a Ponte Preta tornou-se vice-campeã da Sul-americana, perdendo a decisão para o Lanús, da Argentina.

Nenhum comentário: