quinta-feira, 3 de abril de 2014

Içarense: Reunião conta com a participação de nove clubes

Foto de:
Lucas Heckler
Por Lucas Heckler
Içara (SC)
A primeira reunião envolvendo a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara e o representantes de clubes de futebol não-profissional para tratar de assuntos referentes ao Campeonato Içarense de Futebol, foi realizado na noite desta quinta-feira, dia 3. Os diretores estiveram reunidos na sede da entidade organizadora, no Complexo Esportivo João Ramos Roussenq, bairro Primeiro de Maio, em Içara. 

O encontro teve a participação de representantes de nove clubes. Marcaram presença diretores de Atlético Içarense, Barracão, Esplanada/Dom Pedro, Jaguara/Caiçara, Jaqueline/Tereza Cristina, Presidente Vargas, São José, União do Sul e Vila Nova. Ainda segundo o presidente da FME, Flávio Felisberto, outras duas equipes também já demonstraram interesse em participar, sendo o Aurora e o Barão do Rio Branco. 

O campeonato deve iniciar apenas no dia 27 de julho, mas para o presidente da FME, é essencial esta discussão antecipada. “Este ano a fundação vai tocar o campeonato. Isso já está garantido e é um fator muito interessante, porque ano passado pegamos o campeonato já em cima da hora. Esta reunião com antecedência é para já colocar em pauta algumas situações para que possamos dar tempo para as equipes se prepararem com a realização de amistosos, organizar os campos, entre outras coisas”, afirmou Felisberto. 

A FME assumiu o controle do Municipal em 2013, após problemas registrados pela Liga Atlética Içarense (LAI), que até em tão detinha os direitos sobre a competição. “Ano passado a competição foi muito boa, todos quiseram ajudar. Por isso sou muito agradecido, porque o campeonato transcorreu dentro das normalidades”, agradeceu o presidente. 

A competição tradicionalmente iniciava entre abril e maio. Isto não aconteceu em 2013 e não será registrada este ano. “Neste primeiro semestre é difícil iniciar o Içarense. Primeiro por causa da Copa, em que tudo para. Então acho justo para darmos preferência à Copa, já que vai ser no Brasil. Além disso, a FME realizará o Aberto de Futsal e terá outras competições das quais tem que dar atenção. Pensando nisso, decidimos iniciar o campeonato no dia 27 de julho, com o Congresso Técnico no dia 18 de julho”, declarou o presidente. A final é prevista para acontecer no dia 5 de outubro. 

Uma das discussões na reunião foi em relação ao WO. Após breve conversa e votação que encerrou com o placar de 6 a 3, ficou definido que, se uma equipe não comparecer para jogar uma partida, independente da categoria, estará eliminada do campeonato, tanto no Aspirante quanto no Titular. Outra questão, é que não haverá prorrogação na fase final. Os times de melhor campanha na primeira fase terão a vantagem de dois resultados iguais.

Nenhum comentário: