sexta-feira, 12 de julho de 2013

Içara não vence no Regional da Larm há mil dias

Foto de:
Neka Dal Pont/Arquivo
Por Lucas Heckler
Içara (SC)
A participação de Içara no Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) não foi produtiva nos últimos anos. A sequência de resultados negativos resulta no longo jejum que a cidade vive na competição: já são mil dias sem vitória, nem na Série B e muito menos na Série A. A expectativa para a cidade voltar a comemorar uma vitória recai ao Barão do Rio Branco, do bairro Aurora, que vai disputar a segundona. 

O último triunfo aconteceu no dia 18 de setembro de 2010, quando pela segunda rodada da Série B daquele ano, o Atlético Içarense, atuando no estádio Dego Rocha (Complexo Esportivo João Ramos Roussenq), bateu o Universo, de Cocal do Sul, por 1 a 0. Ainda naquela edição, a equipe perdeu para o Ipiranga, de Sombrio, e União, de Criciúma, encerrando sua participação na sexta posição. Em 2011, nenhum time içarense participou da Série B. 

Em 2012, o Atlético retornou a buscar uma vaga na elite, mas construiu uma campanha pífia, com um empate em seis partidas. A igualdade aconteceu diante do São Sebastião, em Forquilhinha. As derrotas foram registradas nos confrontos contra Comercial, Ipiranga, Ouro Preto e Vasco, todos de Criciúma, além do De Villa, de Urussanga. 

Se for considerada apenas a campanha na Série A, o jejum de vitórias é maior. O Caiçara é o único içarense que atuou na Divisão Principal nos últimos anos. O coloradinho, em 4 de setembro de 2010, no estádio Diomício Freitas, em Içara, bateu o Mãe Luzia, de Criciúma, por 5 a 2. De lá pra cá, no máximo, conseguiu alguns empates. Nesta mesma edição, na primeira fase, perdeu para Internacional, de Criciúma, Carbonífera Criciúma, Caravaggio, de Nova Veneza, e Rui Barbosa, de Morro da Fumaça, além de empate com o Cocal do Sul. Devido a campanha nas rodadas iniciais, chegou às quartas de final, aonde sofreu duas derrotas para o Metropolitano, de Nova Veneza. 

Em 2011, somou somente dois empates em nove partidas. Ficando na última posição, não sendo rebaixado devido ao regulamento que naquela edição não permitia o descenso. Perdeu para Meleiro, Metropolitano, Mãe Luzia, de Criciúma, Internacional, Cocal do Sul, Carbonífera Criciúma e Caravaggio, e empatou com Grêmio Turvense, de Turvo, e Rui Barbosa. Já na última edição, ficou novamente em último, com um empate em seis partidas, e dessa vez perdeu a vaga na elite. Empatou com o Cocal do Sul, enquanto diante de Metropolitano, Itaúna, de Siderópolis, Caravaggio, Carbonífera Criciúma e Grêmio Turvense. 

Enquanto isso, nas categorias de base, Içara sempre fez boa campanha, mas não conseguiu o título nas últimas temporadas. Em 2008, o Vila Nova chegou à decisão da categoria Juvenil. Já em 2009 e 2011, o Caiçara foi vice-campeão do Júnior. 

Inscrições seguem abertas 
O Congresso Técnico para a Série B do Campeonato Regional da Larm segue marcado para a próxima segunda-feira, dia 15. Neste mesmo dia, encerra o prazo de inscrição. Além do Barão, Guarani (Sombrio), Lauro Muller, Pesada (Siderópolis) e Universo (Cocal do Sul) já confirmaram participação.

Nenhum comentário: