domingo, 2 de março de 2014

Copa não tem bicampeão há 52 anos

Foto de:
Assessoria CBF
Por Lucas Heckler
Brasília (DF)
Por apenas duas vezes a Copa do Mundo Fifa teve bicampeão. E, a última vez que isso aconteceu foi há 52 anos. A chance de quebrar este tabu já na Copa do Mundo 2014, no Brasil, pertence a Seleção da Espanha, que em 2010 faturou o seu primeiro título atuando na África do Sul. Os espanhóis têm um motivo a mais para sonhar, já que Brasil e Itália foram bicampeões quatro anos após conquistarem o primeiro título. 

A Seleção Italiana foi a primeira a faturar o bicampeonato. Em 1934, atuando em casa, conquistou a inédita taça diante da Tchecoslováquia. Já em 1938, na França, então obteve a conquista diante da Hungria. Por vez, o Brasil soltou o grito de campeão pela primeira vez em 1958, na Suécia, diante da seleção local. Quatro anos mais tarde comemorou o bicampeonato no Chile, contra a Tchecoslováquia. 

Neste período de 52 anos, por duas vezes houve o bi vice-campeonato. Quem por duas vezes seguida chegou na final e não conquistou o título, foi a Holanda, que em ambas perdeu para os anfitriões. Em 1974 para a Alemanha Ocidental e em 1978 para a Argentina. Os holandeses são os atuais vice-campeões. O outro bi vice-campeão é a Alemanha Ocidental, que perdeu a final de 1982 para a Itália, na Espanha, e em 1986 para a Argentina, no México.

Nenhum comentário: