sábado, 1 de março de 2014

Europeus nunca ganharam título no continente americano

Foto de:
Getty Images
Por Lucas Heckler
Brasília (DF)
Se for levado em consideração somente as Copas do Mundo disputadas em território americano, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai têm motivo a mais para sonhar em conquistar o título em 2014. É que em todas as edições do Mundial realizado na América do Sul e na América do Norte, apenas seleções sul-americanas conseguiram comemorar a conquista da taça. E neste ano, a competição será realizada no Brasil. 

O primeiro mundial, inclusive, foi realizado em solo americano. A equipe do Uruguai recepcionou o evento e foi campeão batendo na decisão, um dos seus maiores rivais, a Argentina. Já 20 anos mais tarde, foi a vez do Brasil receber o torneio. Mas, os donos da casa perderam o título ao serem derrotados pelo Uruguai na decisão. 

Nas duas copas seguintes realizadas no continente americano, então foi a vez do Brasil conquistar a premiação principal. Em 1962, os brasileiros fizeram a festa diante da Tchecoslováquia no Chile. Já em 1970, então no México, foi a vez de comemorar ao derrotar, com goleada, a Itália. 

Após Uruguai e Brasil, foi a vez da Argentina festejar duas conquistas seguidas em seu continente. Em 1978 aproveitou o fato de estar atuando diante dos seus torcedores e os argentinos bateram na decisão a equipe que representava a Holanda. Em 1986 foi a vez de comemorar a conquista no México, diante da Alemanha Ocidental. 

A última vez que uma edição da Copa do Mundo aconteceu no continente americano, foi há exatos 20 anos, quando os Estados Unidos recepcionou o evento. E a final foi histórica. Pela primeira vez, o campeão foi conhecido através de cobranças de pênaltis. Após empate sem gol no tempo normal e na prorrogação, o Brasil derrotou a Itália por 3 a 2 nas penalidades.

Nenhum comentário: