terça-feira, 4 de março de 2014

Região carbonífera tem domínio na Copa Sul

Foto de:
Ana Guglielmi/Ilustrativa
Por Lucas Heckler
Criciúma (SC)
A Copa Sul dos Campeões reúne equipes das regiões Carbonífera, Extremo-Sul e de Tubarão para definir o representante do Sul do Estado no Campeonato Catarinense de Futebol Não-profissional. Embora conte com diversos times de todas as regiões, a competição conta com superioridade da região carbonífera. 

Inclusive, os quatro últimos campeões são de origem da região carbonífera. Em 2010 e em 2013, a festa foi do Caravaggio, de Nova Veneza. Em 2012, foi a vez do Mãe Luzia, de Criciúma, enquanto o Rui Barbosa, de Morro da Fumaça, faturou a conquista em 2011. 

Nas outras nove edições, a região teve o campeão em cinco oportunidades. O Caravaggio também havia faturado a premiação principal em 2006 e em 2003. A Carbonífera Criciúma, de Criciúma, obteve a taça em 2004. Já os dois primeiros campeões do evento, em 2001 e 2002, foram Vila Nova, de Içara, e Internacional, de Criciúma, respectivamente. 

Das únicas quatro vezes que não teve time com a premiação máxima, em duas a região carbonífera apresentou o vice-campeão. O Caravaggio perdeu para o Turvo em 2009 e o Metropolitano, de Nova Veneza, para o Alvorada, de Capivari de Baixo, em 2008. As exceções de participação na partida derradeira foram apenas em 2005 e em 2007. 

A edição 2014 está programada para começar no próximo dia 16, com a disputa das oito partidas de ida da primeira fase, a partir das 15h30min. Haverá União x São Domingos, Rui Barbosa x Água Verde, Barreirinho x Palmeiras, Turvo x Cocal do Sul, Meleiro x Mãe dos Homens, Vila Nova x Metropolitano, Mãe Luzia x Caravaggio e Bonsucesso x Botafogo.

Nenhum comentário: