Foto de: Fernando Ribeiro/Arquivo |
Por Lucas Heckler
Criciúma (SC)
Dos 20 times que disputarão a Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol em 2015, apenas seis já sentiram o prazer de levantar a taça de campeão desta divisão do evento nacional. E o Criciúma, é quem possui a conquista mais recente. Foi campeão pela primeira vez no ano de 2002.
Na época, a competição era disputada no sistema misto, com a primeira fase de pontos corridos e a fase final em mata-mata. Na etapa de classificação, o Criciúma também assegurou a primeira colocação, ao conquistar 16 vitórias, três empates e seis derrotas. Naquela edição, eram 26 times.
Nas quartas de final, os catarinenses levaram a melhor diante do Remo, do Pará, e na semifinal contra o Santa Cruz, do Pernambuco. E na decisão, com o acesso á Série A garantido (na ocasião ascendiam apenas dois times), o Criciúma perdeu o primeiro jogo para o Fortaleza, no Ceará, por 2 a 0. Mas, no jogo de volta, no estádio Heriberto Hülse, goleou o rival com o placar de 4 a 1, com três gols de Paulo Baier e um de Dejair.
Em relação aos outros cinco times que também faturaram a divisão e que disputarão a Série B em 2015, dois são bicampeões. O Paraná obteve os títulos em 1992 e em 2000, enquanto o Paysandu, do Pará, soltou o grito de campeão em 1991 e em 2001. Os demais campeões são América Mineiro, em 1997; Bragantino, de São Paulo, em 1989; e Sampaio Corrêa, do Maranhão, em 1972.
Os demais 14 adversários do Criciúma na briga pelo título da Série B de 2015 e pelo acesso serão ABC (RN), Atlético Goianiense (GO), Bahia (BA), Boa Esporte (MG), Botafogo (RJ), Ceará (CE), CRB (AL), Luverdense (MT), Macaé (RJ), Mogi Mirim (SP), Náutico (PE), Oeste (SP), Santa Cruz (PE) e Vitória (BA).
Na edição de 2015 da Série B, o sistema de disputa será único. As 20 equipes se enfrentarão no modo pontos corridos, com dois turnos. Ao fim das 38 rodadas, quem somar mais pontos, será declarado campeão. Os quatro primeiros colocados sobem para a Série A, enquanto os quatro últimos devem ser rebaixados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário