sábado, 28 de fevereiro de 2015

Içarense busca lançar livro sobre a história do futebol local

Foto de:
Thiago Goulart/Gazeta
Por Lucas Heckler
Içara (SC)
O futebol içarense em breve irá ganhar um livro onde será relatada toda a história, de times, jogos importantes, competições que marcaram época e de pessoas que foram fundamentais para o desenvolvimento da modalidade esportiva no município. Esta é a intenção de Antônio Evilásio Cardoso, o Lazo, que desde o último mês de janeiro está buscando por mais informações. 

“Há uns 15 anos já tive essa ideia e comecei a fazer, porque na época existia pouca coisa sobre o futebol içarense e muito menos as histórias mais antigas. O que tinha, era um pouco com uma pessoa, mais um pouco com outra, e a intenção era juntar tudo num só lugar. Comecei a fazer, já tinha alguma coisa, mas acabei indo trabalhar em Criciúma. Já tinha umas dez páginas prontas, só que acabei perdendo e agora comecei a fazer tudo do zero”, relata. 

Lazo relata que desde criança sempre foi um apaixonado por álbum de figurinhas. Inclusive, carrega algumas coleções até os dias atuais. “Sempre fui aficionado, mas alguns acabei perdendo e hoje tenho mais de 20, entre álbuns da Copa do Mundo, do Campeonato Brasileiro e da Champions League. Acho importante essas recordações e tenho a mesma visão com a história do futebol de Içara, por isso estou buscando resgatar esta história, até para termos como base de pesquisa”, enfatiza Lazo. 

Lazo tem grande envolvimento com o esporte. É organizador de competições esportivas, como o Beach Soccer de Balneário Rincão e do Intercanchas de Içara, entre outras atuações que já teve. Além disso, escreve coluna semanal para o Jornal Gazeta. 

“A princípio, quando voltei a pensar em escrever este livro, era para ser apenas sobre a história do Beach Soccer. Mas depois a ideia foi se estendendo e passei então a buscar um pouco mais da história do futebol do município de Içara”, apresenta ele. 

Lazo revela que ele próprio se surpreende com algumas informações que está encontrando nesta procura para escrever livro. “Já encontrei pessoas que jamais pensei que tivesse jogado futebol alguma vez na vida. É muito engraçado”, declara. O nome para a obra ainda está indefinida. “Tenho alguns nomes em mente, mas por enquanto nada de concreto”, enfatiza Lazo. 

Lançamento no segundo semestre 
Conforme Lazo, a ideia é lançar o livro entre os meses de agosto e setembro. “Depois que eu estiver com boa parte pronta, irei buscar parcerias para as despesas, que são altas, em especial para um livro de aproximadamente 200 páginas, como estou pensando em fazer”, coloca. 

De acordo com ele, a intenção é de que o livro seja preenchido especialmente por fotos. “Será basicamente um acervo fotográfico das equipes que Içara já teve e vamos tentar escrever também um pouco mais da história dos times. O bairro Jaqueline, por exemplo, já teve equipes como o Polônia, o Verona, Peñarol, Santa Cruz, o próprio Jaqueline, a Ponte Preta e a Portuguesa. Todos jogaram Içarense, mas muitas pessoas hoje desconhecem essa história”, destaca. 

Interessados em colaborar podem entrar em contato para repassar fotos ou até relatar um pouco mais de história através do telefone (48) 9614-8857, com whatssap, ou então pelo e-mail lazochefpaeja@hotmail.com.

¹ Material produzido especialmente ao Jornal Gazeta, de Içara

Nenhum comentário: