segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Região carbonífera têm dominado Estadual e Sul Brasileiro

Foto de:
Larm/Divulgação
Por Lucas Heckler
Criciúma (SC)
Nos últimos anos, a Copa Sul dos Campeões, o Campeonato Catarinense de Futebol Não-profissional e o Campeonato Sul Brasileiro de Amadores têm sido competições conquistadas por equipes da região carbonífera. Por mais uma temporada, aproveitamento total das equipes da região nesses importantes eventos. 

Na Copa Sul, o predomínio da região carbonífera já é registrado há seis temporadas consecutivas. O título ficou com o Caravaggio, de Nova Veneza, em 2010 e 2013; com o Rui Barbosa, de Morro da Fumaça, em 2011 e 2014; Mãe Luzia, de Criciúma, em 2012; e Metropolitano, de Nova Veneza, em 2015. Dessas seis edições, em quatro a final envolveu somente times carboníferos. 

Já no Estadual Não-profissional, a região carbonífera chegou a enfrentar um jejum de 26 anos sem ter um campeão na competição. Mas, em contrapartida, agora está tendo uma série positiva que já dura quatro temporadas consecutivas. Iniciou com o Mãe Luzia, em 2012. Na sequência, então Caravaggio, Rui Barbosa e Metropolitano conquistaram a premiação principal em 2013, 2014 e 2015. 

E, no Sul-Brasileiro, até na temporada passada, a região carbonífera jamais havia contado com o campeão. O jejum findou em 2014 com a conquista por parte do Caravaggio. Este ano, então o campeão foi o Rui Barbosa. Mas, a escrita já havia começado a ser mudada em 2013, com a conquista do vice-campeonato por parte do Mãe Luzia, algo que também jamais havia acontecido.

Nenhum comentário: