sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Tigre cai para a 33ª posição no Ranking da CBF

Foto de:
Fernando Ribeiro/Arquivo
Por Lucas Heckler
O Criciúma perdeu o posto de melhor catarinense no Ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade máxima do futebol brasileiro divulgou a edição 2012 da lista com novas regras, e o Criciúma acabou perdendo três posições, ficando em 33º. 

A CBF retirou o ranqueamento histórico, passando a ser momentâneo, considerando apenas os últimos cinco anos, com peso maior para as temporadas mais recentes. O Avaí agora é o melhor clube de Santa Catarina nesta lista, ficando em 20º. O Figueirense foi outro que melhorou, chegando ao 25º posto. O Fluminense, do Rio de Janeiro, é o atual líder. 


Mesmo com a queda, o Criciúma conseguiu se classificar para a Copa do Brasil de 2013 através do ranking. Conseguem as vagas os dez melhores que não tenham garantido vaga através do Estadual ou por classificação à Libertadores. De Santa Catarina, o Tigre se junta ao Avaí e Figueirense, campeão e vice do Campeonato Catarinense, respectivamente, e ao Joinville, campeão da Copa do Brasil. 

Para a próxima temporada, a CBF modificou o formato de disputa da competição nacional. São 80 clubes que duelam em jogos mata-mata (ida e volta) até restar apenas dez. Então, os clubes que permanecerem na briga se juntam a outros seis times (cinco da Libertadores, além do Vasco), iniciando a fase final. 

Se não conquistar vaga na fase final da Copa do Brasil, o Tricolor Predestinado ainda poderá garantir presença na Copa Sul-americana. Serão oito classificados e nesta lista, o Criciúma está em 12º. Para obter uma das vagas, é necessário que quatro dos clubes a sua frente cheguem às oitavas de final da Copa do Brasil. 

O ranking completo pode ser conferido clicando aqui.

Nenhum comentário: