sábado, 27 de abril de 2013

Tigre inicia busca à decisão neste domingo

Foto de:
Fernando Ribeiro/Divulgação
Por Lucas Heckler
Criciúma (SC)
O atual campeão do Campeonato Catarinense recebe o campeão do Returno. Assim, Avaí e Criciúma iniciam na semifinal do Campeonato Catarinense 2013. O embate entre Leão e Tigre acontece neste domingo, dia 28, às 16 horas, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. A partida terá transmissão para todo o Estado através da RBS TV. 

A equipe do Criciúma se classificou para esta fase como campeão do Returno. Para tal, precisou de cinco vitórias e três empates em nove partidas. Já o Avaí, somente obteve a classificação através do Índice Técnico, ficando na quarta posição da classificação geral. O jogo de volta está marcado para o próximo sábado, dia 4, às 18h30min, no Estádio Heriberto Hülse. O Criciúma, por ter sido o campeão do Returno, conta com a vantagem de dois empates. Na outra semifinal estão Chapecoense e Figueirense. 

Ao contrário do que aconteceu em alguns jogos, o técnico Vadão, que perdeu apenas o primeiro jogo no comando do Criciúma, já definiu a equipe que entra em campo neste domingo. A torcida vai ver um Tricolor Predestinado formado por Bruno Brígido; Suéliton, Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Marlon; Amaral, Elton e Ivo; Lins, Fabinho e Giancarlo. 

“Esperamos continuar com esse mesmo ímpeto. Foi importante a reação para vencer o Returno, até mesmo pela vantagem que adquirimos. Daqui para frente vamos tentar manter o nosso padrão de aproveitamento para poder ultrapassar uma equipe tão difícil como é a do Avaí”, comentou o comandante do Criciúma. 

O Avaí tem no comando da equipe o ex-atleta Ricardinho. O Leão da Capital provavelmente entra em campo com Diego; Arlan, Pablo, Alef e Julinho; Alê, Eduardo Costa, Higo e Marquinhos; Roberson e Reis. 

Para arbitrar a partida, foi escalado Héber Roberto Lopes, membro do quadro de arbitragem da Fifa. Ele contará como auxiliares com Kléber Lúcio Gil (Fifa) e Thiago Americano Labes (CBF). 

Igualdade em 2013 
Neste ano, as duas equipes se confrontaram por duas vezes. E em nenhum delas, houve vencedor. No primeiro confronto, disputado em janeiro, no Estádio Heriberto Hülse, com Paulo Comelli no comando do Criciúma e Sérgio Soares como técnico do Avaí, a partida encerrou em 1 a 1. No segundo embate, já com os atuais treinadores, a partida disputada na Ressacada, a igualdade ficou em 2 a 2. 

Vantagem tricolor na história 
Se em 2013 há uma igualdade nos confronto, no histórico de jogos envolvendo as duas equipes, vantagem larga do Criciúma. Enquanto o Avaí venceu 47 dos 154 confrontos, o Criciúma triunfou em cima do rival por 67 vezes. Outros 40 jogos, incluindo os dois de 2013, terminaram empatados. 

Goleadas 
Embate entre Avaí e Criciúma não é sinônimo de goleada. A maioria dos jogos encerraram com placares apertados, sendo que, em apenas cinco oportunidades, a diferença entre a equipe vencedora e a derrotada foi superior a três gols. O placar de 4 a 0 marcou a ficha técnica dos jogos nos campeonatos Catarinenses de 1983, 1984, 1988, 1995 e 2009, sendo que em quatro delas, a vitória foi do time da Capital. No último embate que encerrou com esse placar, o Avaí, comandado por Paulo Silas venceu o Criciúma de Leandro Machado com gols de Emerson, Lima, Marquinhos e Willian. 

Já o jogo com maior número de gols aconteceu no Estádio Heriberto Hülse, na Copa Santa Catarina de 1996. Naquela oportunidade, as redes foram balançadas por oito vezes e encerrou com vitória do Criciúma. Os cinco gols da equipe mandante foram assinalados por Índio (2), Marcelo Silva, Ney e Paulo Henrique, enquanto Paulo César (2) e Claudiomir fizeram para o Avaí. Naquela oportunidade, o Tigre era comandado por Luiz Gonzaga Milioli e o Leão por Joceli dos Santos.

Nenhum comentário: