segunda-feira, 6 de maio de 2013

Igualdade entre Criciúma e Chapecoense nas finais

Foto de:
Lucas Heckler
Por Lucas Heckler
Criciúma/Chapecó (SC)
Dois títulos para cada lado. É esta igualdade que consta nos confrontos entre Criciúma e Chapecoense em finais de Campeonato Catarinense. A vantagem será concedida para uma das duas equipes neste ano, já que os dois decidem esta edição do Estadual. As finais disputadas até o momento foram em 1991, 1995, 2007 e 2011. 

O primeiro jogo da final do Campeonato Catarinense de 2013 acontece no próximo domingo, dia 12, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. Já o jogo de volta, no Oeste do Estado, está programado para o dia 19. Se forem registrados dois empates, o campeão será conhecido apenas nos pênaltis. 

Vitórias do Tricolor 
As duas primeiras decisões foram vencidas pelo Criciúma. Em 1991, o Estadual foi decidido em três partidas, todas disputadas no mês de dezembro. No primeiro embate, no Regional Índio Condá, a Chapecoense levou a melhor com vitória de 1 a 0. No jogo de volta, no Heriberto Hülse, 2 a 0 para o Criciúma. Com três pontos para cada lado, houve uma terceira partida, disputada novamente em Criciúma, e o time comandado pelo técnico Lori Sandri levou a melhor, conquistando o título. 

Em 1995 a festa foi novamente tricolor. A Chapecoense, aproveitando-se do fator campo venceu o primeiro jogo por 4 a 1. Mas na partida seguinte, no Sul do Estado, 1 a 0 para o Criciúma e o campeão foi definido apenas na prorrogação. O time do técnico Luiz Gonzaga Millioli não sofreu gol, mas também não marcou, e o 0 a 0 na prorrogação foi suficiente para a conquista. 

Conquistas do Verdão 
Enquanto os dois primeiros confrontos foram de vitória do Criciúma, os dois últimos foram da Chapecoense. Em 2007, o Verdão do Oeste arrecadou a taça, desbancando o time do técnico Gelson da Silva em pleno Estádio Heriberto Hülse, após empate em 2 a 2, já que no primeiro jogo havia vencido pelo placar de 1 a 0. 

Em 2011, por vez, o segundo jogo aconteceu no Índio Condá. Sob o comando de Edson Gaúcho, o Criciúma venceu o jogo de ida por 1 a 0. Mas, um gol contra de Carlinhos Santos no jogo de volta deu o título para a Chapecoense, já que devido ao regulamento daquele ano, o empate no placar agregado (no caso, 1 a 1), favorecia o time de melhor campanha. 

Histórico 
Ao todo, em Campeonato Catarinense, Copa Santa Catarina e Campeonato Brasileiro, desde 1978, Criciúma e Chapecoense já se enfrentaram por 139 vezes. A vantagem é do Criciúma, que venceu 57 confrontos, contra 48 do adversário, além de 34 empates. As redes balançaram favoravelmente ao Criciúma por 171 vezes, enquanto o time do Oeste marcou 145 gols. 

No Estadual deste ano, em dois jogos entre as duas equipes, apenas um gol foi marcado. Atuando em Xanxerê, pelo Primeiro Turno, a Chapecoense venceu pelo placar simples, com gol de Rodrigo Gral. Já no confronto de volta, no Estádio Heriberto Hülse, pelo Returno, não houve alteração no marcador.

Nenhum comentário: