Foto de: Divulgação/Ilustrativa |
Por Lucas Heckler
Criciúma (SC)
Já se foi o tempo que Santa Catarina tinha pouca ou se quer tinha representatividade na Série A do Campeonato Brasileiro. Os times do estado vêm mostrando evolução ano a ano e na próxima temporada será a segunda unidade da federação com mais representantes na elite, deixando para traz tradicionais estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Grande do Sul.
São Paulo é o líder neste ranking, com cinco representantes. Corinthians, Portuguesa, Santos e São Paulo conseguiram se manter, e no lugar do rebaixado Ponte Preta subiu o Palmeiras. Já Santa Catarina triplicou o número de times. O Criciúma conquistou a permanência na elite, enquanto Chapecoense e Figueirense ascenderam da Série B.
Por vez, o Rio de Janeiro teve a maior perda. De quatro, passa a ter apenas dois times entre os principais do país. Não conseguiu subir nenhum da Série A para a B, enquanto Fluminense e Vasco da Gama sofreram o rebaixamento. Já Botafogo e Flamengo conseguiram sustentar a vaga na elite do futebol brasileiro.
Minas Gerais e Rio Grande do Sul seguem a tradicional permanência de dois times. O estado do sudeste conta com Atlético Mineiro e Cruzeiro, enquanto no Sul há Grêmio e Internacional. Quem também conta com dois representantes são Bahia e Paraná. Bahia e Vitória representam o estado do Nordeste e, Atlético Paranaense e Coritiba a unidade federativa do sul.
Já Pernambuco, apenas trocou o único representante. O Sport Recife assumiu a vaga do Náutico. Quem também tem apenas um time na elite é Goiás, que conta com o time que carrega o nome do estado.
A e B
Se for considerada as duas principais divisões, a desvantagem novamente é somente para o Estado de São Paulo. A região do Sudeste terá oito representantes na próxima temporada. As equipes paulistas são: Bragantino, Corinthians, Oeste, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa Desportiva, Santos e São Paulo. Já, Santa Catarina conta com cinco times, sendo Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Joinville.
Na sequência, Minas Gerais e Rio de Janeiro apontam com quatro times cada entre os 40 principais do país. De Minas vem América Mineiro, Atlético Mineiro, Boa Esporte e Cruzeiro, enquanto do Rio há Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama. Outras três unidades federativas contam com três times. Goiás tem Atlético Goianiense, Goiás e Vila Nova. Do Paraná vem Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná. Já de Pernambuco, está confirmada a presença de Náutico, Santa Cruz e Sport Recife.
Com apenas dois times entre os 40 principais times do país figuram Bahia (Vitória e Bahia), Ceará (Icasa e Ceará), Rio Grande do Norte (América de Natal e ABC) e Rio Grande do Sul (Grêmio e Internacional). Já com um, figuram Maranhão (Sampaio Corrêa) e Mato Grosso (Luverdense).
Nenhum comentário:
Postar um comentário