quinta-feira, 21 de abril de 2011

Cinco brasileiros nas oitavas da Libertadores

Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Internacional, Santos, eram os brasileiros que disputaram a primeira fase da Copa Libertadores da América 2011, e todos eles, chegaram à fase oitavas de final da competição.

O Cruzeiro chega as oitavas de final com todo respeito, pois é a melhor equipe da Libertadores até o momento. A equipe mineira ficou no grupo 7, junto com fortes equipes como o Estudiantes da Argentina e o Deportivo Tolima da Colômbia, além da equipe paraguaia do Guarani. Contra estes adversários, o time celeste obteve uma campanha invicta, foram cinco vitórias e um empate em seis partidas.

Outro brasileiro que se classificou bem, foi o Internacional, que perdeu apenas uma partida das seis que disputou. O Inter foi derrotado pelo Jaguares do México na quinta rodada. Das restantes, venceu quatro e empatou uma, terminando assim, na primeira posição do seu grupo. Além do Jaguares, o grupo do colorado contava com as equipes do Emelec, do Equador, e, Jorge Wilstermann, da Bolívia.

O Grêmio também classificou-se com certa facilidade, porém, obteve apenas 55% de aproveitamento. Seus adversários foram o Junior Barranquilla da Colômbia, o Oriente Petrolero da Bolívia e o León do Peru. Ao encarar cada uma das equipes em duas oportunidades, o tricolor dos pampas conquistou três vitórias, um empate e duas derrotas.

Diferentemente do Cruzeiro, do Inter e do Grêmio, Santos e Fluminense chegaram a última rodada necessitando vencer para pensar em classificação. A equipe paulista do Santos encarou na última rodada, no estádio do Pacaembu, o Deportivo Táchira da Venezuela. O Alvinegro praiano venceu seu adversário por 3 a 1. Avançando, pelo grupo 5 juntamente com o Colo Colo do Chile. Outra equipe da chave era o Cerro Porteño do Paraguai.

A equipe do Fluminense mostrou novamente porque é chamada de “Time de Guerreiros”. O Flu terminou o primeiro turno sendo declarado por muitos como a primeira equipe eliminada. Entretanto, não foi isto que ocorreu. O Fluminense voltou a “estar na disputa” após vencer o América do México, no Rio de Janeiro, na primeira rodada do segundo turno. E, na noite desta quarta-feira, dia 20, o Fluzão derrotou o Argentino Juniors na Argentina por 4 a 2. O quarto gol veio em cobrança de pênalti do Fred aos 43 minutos da etapa final. Porém, o resultado não era o suficiente. Para o time das laranjeiras obter a classificação, precisava que o América do México vencesse ou empatasse com o Nacional do Uruguai na casa do adversário, e foi o que ocorreu, um 0 a 0. Então, os times classificados pelo grupo 3, foram o Fluminense e América. Mas, após o apito final do árbitro na partida do Fluminense, infelizmente os jogadores do Argentino Juniors partiram para agressão física.

Próximos jogos dos brasileiros na Libertadores
Datas a definir
Cruzeiro x Once Caldas
América/MEX x Santos
Libertad/PAR x Fluminense
Internacional x Peñarol/URU
Universidad Católica/CHI x Grêmio

Texto: Lucas Heckler

Nenhum comentário: