sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Criciúma encara Ipatinga no Clássico dos Tigres

Foto de:
Assessoria CEC/Arquivo
Por Lucas Heckler
Ipatinga e Criciúma fazem o Clássico dos Tigres nesse sábado, dia 22. As equipes, que tem como mascote o tigre, confrontam-se às 16 horas, no Estádio Ipatingão, em Minas Gerais, pela Série B do Campeonato Brasileiro. 

Os clubes vivem momento distinto na competição nacional, e a vitória poderá valer muito para um possível acesso ou para a luta contra o rebaixamento. 


A partida no Vale do Aço terá arbitragem do aspirante à Fifa Wágner Reway. Para auxiliar, foram escalados Vanderson Antônio Zanotti e Ramires Santos Candido. 

Ipatinga busca escapar da zona de rebaixamento 
O Ipatinga está na penúltima colocação e não vence há seis rodadas. O último triunfo foi registrado na 19ª rodada do primeiro turno, com o placar de 2 a 0 em cima do América Mineiro. A equipe somou apenas quatro vitórias em 25 rodadas. 

Mesmo com o desempenho negativo da equipe na competição, o atacante Márcio Diogo acredita na recuperação e espera que ela inicie diante do Criciúma. “Enquanto existir possibilidade matemática da sairmos dessa situação, continuaremos lutando. Teremos mais um jogo difícil, agora contra o Criciúma, uma equipe que tem uma regularidade muito boa na competição, mas estamos com um padrão de jogo bem definido e estamos invictos em casa desde a chegada do técnico Eugênio Souza. Temos uma semana cheia para trabalhar. Espero que possamos conquistar um bom resultado para diminuirmos a diferença para o primeiro time fora da zona do rebaixamento”, declarou o atleta para o site oficial da equipe mineira. 

Atuando no Ipatingão, sob o comando do atual treinador, Eugênio Souza, o Ipatinga ainda não perdeu. Foram duas vitórias (América Mineiro e Paraná) e dois empates (Atlético Paranaense e Vitória). 

Para manter desempenho 
O Criciúma atuou apenas duas vezes diante do Ipatinga no Ipatingão. E, a equipe catarinense quer manter o bom desempenho no estádio mineiro. Foram dois confrontos, e nenhum gol sofrido. Em 2006, pela Série C, empate sem gol, e em 2007, pela Série B, vitória por 2 a 0. 

Embora o retrospecto da defesa no estádio mineiro seja positivo, a equipe não mantém o padrão nesta Série B, estando entre as defesas mais vazadas, com 41 gols sofridos em 25 partidas. 

Um dos principais problemas do Criciúma no setor defensivo sempre foi a falta de comunicação. Mas, para o zagueiro Ozéia, que continua como titular - ao lado de Matheus Ferraz - mesmo com a volta de Nirley, que cumpriu suspensão na última partida, o problema acabou. “Minha característica é falar bastante. No começo, quando cheguei aqui fui mal interpretado por eu falar muito. Não é uma coisa que eu faça para denegrir ou criticar alguém. É uma coisa minha. Falo coisas positivas para a equipe”, comentou Ozéia. “O Matheus (Matheus Ferraz – companheiro de Oséia na defesa) é um cara não fala muito. Então acho que está dando certo. Ele fala pouco e eu falo muito. Então acho que vai dar certo”, completou. 

Virada histórica no último confronto 
O último jogo envolvendo as duas equipes traz lembranças positivas aos tricolores. Apoiado pela torcida, o Criciúma arrancou uma virada histórica. O time perdia por 2 a 1, quando nos últimos minutos, balançou a rede adversária em duas oportunidades, conquistando a vitória. 

O placar foi aberto aos 18 minutos por Wellington Bruno. A vitória parcial do Ipatinga permaneceu até o final da etapa inicial. 

Nos primeiros minutos do segundo tempo, Zé Carlos empatou. A partida encaminhava para ser encerrada com a igualdade, quando aos 40, Marcinho colocou novamente o Ipatinga na frente. 

Foi então, que apareceu a força de reação no final do jogo, que marca o atual elenco do Criciúma. André Gava igualou a contagem aos 46 após cobrança de escanteio de Cristiano. Dois minutos mais tarde, após cobrança de falta, e sob os gritos de “tigre, tigre, tigre” da torcida, a bola sobrou para Zé Carlos que colocou ela para o fundo do gol, para o delírio dos jogadores e torcedores. 

Ficha Técnica 
Ipatinga x Criciúma 
Campeonato Brasileiro – Série B – 2012 
7ª Rodada/2º Turno 

Local: João Lamego Netto (Ipatingão), em Ipatinga/MG 
Data: 22 de Setembro de 2012 (Sábado) 
Horário: 16 horas (de Brasília) 
Árbitro: Wagner Reway 
Auxiliares: Vanderson Zanotti e Ramires Santos Candido 

Escalações 
Ipatinga: Helton Leite; Gedeílson, Tiago Alencar, Max e João Victor; Max Carrasco, Anderson Uchôa, Bruninho e Vinícius Kiss (Wellington Bruno); Bruno Batata e Márcio Diogo. Técnico: Eugênio de Souza 

Criciúma: Michel Alves; Eric, Matheus, Ozéia e Marlon; Diego Oliveira, Fransérgio, Kléber e Valber; Lucca e Douglas. Técnico: Paulo Comelli.

Nenhum comentário: