domingo, 30 de setembro de 2012

Jogadoras destacam campanha no Mundial

Foto de:
Assessoria CBF/Divulgação
Por Lucas Heckler
O Brasil está há um jogo de classificação inédita. A Seleção busca a vaga na semifinal da Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-17 2012. A competição está sendo disputada Arzerbaijão. Na próxima sexta-feira, dia 5, as meninas encaram a Alemanha, pelas quartas de final. A partida será disputada em Lankaram, às 9 horas (horário de Brasília). A partir de agora, os jogos são no sistema eliminatórios, até que se defina o campeão. 

As meninas, comandadas pelo técnico Edvaldo Erlacher, iniciaram a competição sofrendo uma goleada, que pôs risco a possibilidade de classificação. O Brasil foi derrotado pelo Japão por 5 a 0. 


Na segunda rodada, veio o primeiro triunfo. Mas, os três pontos não foram obtidos com facilidade. O único gol da partida contra o México saiu dos pés de Byanca, aos 37 minutos da etapa final. 

Contra a Nova Zelândia, na despedida da primeira fase, novo placar apertado, mas desta vez, por 4 a 3. Andressa (de pênalti), Brena, Byanca e Camila foram as autoras dos gols. 

“No primeiro jogo contra o Japão tivemos muita dificuldade por ser um time muito bem treinado e entrosado, e por ser uma estreia também. O segundo jogo foi um pouco diferente, principalmente no segundo tempo que o time se impôs. E hoje (30) com a Nova Zelândia tomamos gols bobos, com erros infantis, mas fomos bastante ofensivas”, contou a meia Chaiane, de 17 anos, que sofreu o pênalti convertido por Andressa. Na jogada, a atleta que atua no Kinderman, de Santa Catarina, entrou driblando na área sendo parada somente através de falta. 

Sobre o que fez o time crescer após a goleada para o Japão, a goleira Ana Beatriz pontuou a torcida e o sonho de ser campeã Mundial. “Pensar nas pessoas que queriam estar aqui e as que foram embora, pensar em todos os brasileiros que torciam pela gente, e não esquecer do nosso sonho de ser campeã do mundo”, argumentou ela. A arqueira tem 16 anos e é atleta do Vasco da Gama, do Rio de Janeiro. O Brasil chegou a este mundial como a atual bicampeã sul-americana de futebol feminino Sub-17. 

Canadá, Coreia do Norte, França, Gana, Japão e Nigéria são as demais equipes que carimbaram presença nas quartas de final. 

Em 2008 – primeira Copa do Mundo -, na Nova Zelândia, o Brasil caiu ainda na primeira fase. Na estreia, derrota por 3 a 0 para a Inglaterra. Depois, 2 a 1 para a Coreia do Sul. Na última rodada, empate em 2 a 2 com a Nigéria, que também foi desclassificada. 

Em Trinidad e Tobago, em 2010, a campanha foi superior. As meninas conseguiram chegar nas quartas de final. No primeiro desafio, vitória por 2 a 1 sobre a Irlanda. Na segunda rodada, perderam para Gana pelo placar simples. No terceiro compromisso, 2 a 0 sobre o Canadá. Na fase seguinte, revés por 2 a 1 para a Espanha e eliminação.

Nenhum comentário: