domingo, 18 de novembro de 2012

Neto decide e Brasil torna-se heptacampeão mundial

Foto de:
CBFS/Ilustrativa
Por Lucas Heckler
O Brasil conquistou neste domingo, dia 18, o sétimo título da Copa do Mundo de Futsal. Na vitoria na decisão, em cima da Espanha, na Tailândia, por 3 a 2, Neto foi decisivo, assinalando o gol do título faltando 19 segundos para o término da partida. 

No tempo normal, empate em 2 a 2. Todos os gols foram assinalados na segunda etapa. Neto abriu o placar aos quatro minutos. Torras, aos nove, e Alcardo, aos dez, colocaram os espanhóis na frente. Falcão igualou o marcador aos 16 minutos. Na prorrogação, até no último minuto, o placar não foi alterado. Quando tudo indicava que Brasil e Espanha decidiriam a segunda edição consecutiva nas penalidades, Neto foi decisivo e decretou a vitória aos brasileiros. 


Os dois primeiro títulos brasileiros foram sob a chefia da Fifusa. Em 1982, atuando em casa, o Brasil sagrou-se campeão derrotando o Paraguai na decisão. Três anos mais tarde, na Espanha, o título veio em cima dos anfitriões. 

A partir de 1989, a Fifa passou a comandar o futsal. Na primeira edição com a nova organizadora, novo triunfo em cima dos anfitriões, a Holanda. Em 1992, o tetracampeonato, conquistado em Hong Kong, a última vitória aconteceu sobre os Estados Unidos. Em 1996, em novo mundial, na Espanha, o resultado da final foi igual ao de 1985. Nas duas edições seguintes, a Espanha ficou com o caneco. Em 2008, no Brasil, a seleção local bateu os espanhóis na decisão, por 4 a 3 nas cobranças de pênaltis, após 2 a 2 no tempo normal.

Nenhum comentário: