domingo, 9 de junho de 2013

Tigre segue com possibilidade de disputar a Sul-americana

Foto de:
Lucas Heckler
Por Lucas Heckler
Criciúma (SC)
O Criciúma jamais disputou a Copa Sul-americana, mas isso pode mudar já neste ano. No entanto, para arrecadar a vaga inédita e ser o terceiro clube catarinense a atuar na competição continental, o Criciúma não pode avançar às oitavas de final da Copa do Brasil e ainda deve torcer por alguns resultados paralelos. Pela Copa do Brasil, o Criciúma encara na terceira fase, a última antes das finais, o Salgueiro. 

Para determinar as oito equipes que vão representar o Brasil na Copa Sul-americana 2013, a Confederação Brasileira de Futebol organizou uma lista com os 18 melhores clubes do Campeonato Brasileiro de 2012 (os quatro melhores da Série B ficaram à frente dos rebaixados da Série A), retirando as equipes participantes da Libertadores (Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras – classificadas diretamente às oitavas de final da Copa do Brasil), o São Paulo (já classificado para a Sul-americana por ser o atual campeão) e Vasco da Gama (que herdou a vaga do São Paulo nas oitavas de final da Copa do Brasil). Os oito melhores desta lista que não chegarem à fase final da Copa do Brasil conquistam vaga na Sul-americana. 

O Criciúma é o 12º colocado desta lista, então, caso seja eliminado da Copa do Brasil antes das oitavas de final, para chegar à competição nacional, precisa que pelo menos quatro times que estejam à sua frente cheguem às finais da Copa do Brasil. Dos 11 times que estão na frente do Criciúma, apenas quatro já estão eliminados da Copa do Brasil. Desses, Coritiba e Náutico, por estarem entre os oito primeiros da lista, estão aptos a disputar a Sul-americana, enquanto Bahia e Portuguesa aguardam resultados paralelos. Ainda, na frente do Criciúma, há Botafogo, Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Goiás e Santos. Atrás, estão Atlético Goianiense, Atlético Paranaense, Figueirense, São Caetano, Sport Recife e Vitória, sendo que os três últimos já caíram na Copa do Brasil. 

Dos clubes catarinenses, o Figueirense é o que mais participou da Copa Sul-americana. O alvinegro da capital esteve na competição em 2004, 2007 e 2012, e em todas as participações foi eliminado ainda na primeira fase, sem vencer um jogo se quer. Já a melhor campanha, pertence ao Avaí, que em 2010 chegou nas quartas de final, sendo eliminado pelo Goiás, que posteriormente foi vice-campeão. 

Qualificação à Copa Sul-americana 
1 - Botafogo (na terceira fase da Copa do Brasil) 
2 - Santos (na terceira fase da Copa do Brasil) 
3 - Cruzeiro (na terceira fase da Copa do Brasil) 
4 - Internacional (na terceira fase da Copa do Brasil) 
5 - Flamengo (na terceira fase da Copa do Brasil) 
6 - Náutico (Garantido na Sul-Americana 2013) 
7 - Coritiba (Garantido na Sul-Americana 2013) 
8 - Ponte Preta (na terceira fase da Copa do Brasil) 
9 - Bahia (já eliminado na Copa do Brasil e à espera de vaga) 
10 - Portuguesa (já eliminado na Copa do Brasil e à espera de vaga) 
11 - Goiás (na terceira fase da Copa do Brasil) 
12 - Criciúma (na terceira fase da Copa do Brasil) 
13 – Atlético Paranaense (na terceira fase da Copa do Brasil) 
14 - Vitória (já eliminado na Copa do Brasil e à espera de vaga) 
15 – Sport Recife (já eliminado na Copa do Brasil e à espera de vaga) 
16 – Atlético Goianiense (na terceira fase da Copa do Brasil) 
17 - Figueirense (na terceira fase da Copa do Brasil) 
18 - São Caetano (já eliminado na Copa do Brasil e à espera de vaga)

Nenhum comentário: