segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

No futsal, três vices e avaliação positiva

Foto de:
Lucas Heckler
Por Lucas Heckler
Içara (SC)
Por três vezes, a base do futsal da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara ficou próxima de conquistar pelo menos um título esta temporada. Entretanto, todas as tentativas acabaram frustradas e o vice-campeonato foi inevitável. Mas, para o técnico do plantel içarense, Jhonata Carpes, os resultados devem ser comemorados. 

Dois dos vice-campeonatos vieram na disputa da divisão Sub-15 da Liga Desportiva Adesc. A primeira final perdida foi pela etapa “Litoral”, quando acabou levando a pior diante do São Bento, de Criciúma. Mais tarde, então disputou a etapa “Geral”, onde reencontrou na decisão o time criciumense e novamente acabou perdendo. 

“Conseguimos avançar à final da chave ganhando de uma equipe com alto investimento que é ADFT, de Tubarão, que monta seus times buscando atletas de toda região catarinense. Foi muito positivo. Na semifinal Geral vencemos o campeão do Vale por 4 a 1 em um jogo teoricamente tranquilo. Não conseguimos passar pelo São Bento na final Geral por detalhe”, comentou o técnico.

“E o São Bento também tem investimento alto, traz atletas de toda nossa região, inclusive muitas vezes cedemos atletas para essa entidade para disputar competições estaduais e perdemos os mesmo por não ter, por exemplo, colégios parceiros para ceder bolsas aos nossos atletas. Se tivéssemos parcerias desse tipo teríamos as mesmas condições de nossos adversários, mas como não temos, formamos e perdemos eles cedo”, acrescentou Carpes. 

O terceiro vice-campeonato, acabou vindo na divisão Sub-14 do Campeonato Regional de Futsal da Liga Urussanguense de Desportos (LUD). O título foi perdido diante do CME Forquilhinha, em revés pelo placar de 4 a 0. 

“Todos esses meninos que compõem o Sub-14 estavam na final da Adesc e também são talentosos. Temos que trabalhar um pouco o lado emocional deles, conheço cada história uma por uma desses meninos, o quê acontece com as famílias. Então posso dizer que são ótimos meninos, mas falta uma boa conversa para corrigir algumas coisas nos temperamentos. Sempre busco além de técnico ser amigo”, destacou Carpes. 

Adversário da decisão, Forquilhinha foi campeão com 100% de aproveitamento. “Perdemos novamente para uma grande equipe, que sempre está entre as melhores da região e do Estado. Este ano ficaram em terceiro lugar no Catarinense Sub-11, também tem um bom investimento a seu favor e atletas de toda a região. Estamos de parabéns. Deixamos dez equipes para traz”, enfatizou o comandante içarense. 

Classificações
Embora o título não tenha surgido, uma situação deixou marcada a participação do futsal içarense de base nesta temporada. A FME conseguiu se classificar à fase final em todas as categorias (Sub-11, Sub-13 e Sub-15 da Adesc e Sub-10, Sub-12, Sub-14 e Sub-16 da LUD), algo que deve ser muito festejado. 

“Em todas as competições que entramos o primeiro objetivo traçado é avançar a primeira fase, e logo após focamos estar entre as quatro melhores e assim vamos traçando nossos objetivos e pretensão. As categorias que chegamos mais longe é as que iniciaram com a gente desde cedo, então sabemos do potencial das mesmas”, comentou o técnico da FME.

Nenhum comentário: