sábado, 14 de fevereiro de 2015

Praião: Arbitragem deve ser divulgada apenas na véspera‏

Foto de:
Lucas Heckler
Por Lucas Heckler
Balneário Rincão (SC)
Os trios de arbitragem que estarão em quadra nas finais do Praião de Futebol 2014/2015, das divisões Principal e de Acesso, devem ser conhecidos apenas na véspera da partida decisiva. Os duelos derradeiros estão marcados para acontecerem no próximo dia 22, na Arena Central de Balneário Rincão. Até então, o Departamento Municipal de Esportes (DME) do balneário realizava a divulgação com cerca de quatro dias de antecedência a cada rodada. 

“Estarei me reunindo com os times nos próximos dias para discutirmos os melhores nomes para as finais. Mas a divulgação deve acontecer apenas na sexta-feira ou no sábado antes do jogo, para evitar que qualquer problema possa acontecer, então vamos manter em segredo até nos últimos dias. A arbitragem vai ser do nosso quadro. Os dois trios serão formados pelo pessoal que já está apitando”, comentou o diretor de esportes de Balneário Rincão, Valdir Damiani. 

Na Divisão de Acesso, estão na decisão as equipes do Garotos de Bola, de Balneário Rincão, e Tocantins, de Criciúma. Ambas já garantiram vaga na elite na próxima temporada. Já na Divisão Principal, estarão em campo os dois últimos campeões. O duelo será entre Praia do Rincão/Carbonífera Criciúma e Siderópolis. Nas duas ocasiões, se não houver vencedor o campeão será conhecido nos pênaltis. 

Nesta edição do Praião, o quadro de árbitro foi baixo. Considerando as duas divisões, foram utilizados apenas 14 integrantes, entre árbitros principais e auxiliares. A maioria chegava a atuar em até três jogos no mesmo fim de semana. Mas, mesmo com a baixa, Damiani considerou positiva a participação da arbitragem, inclusive alegou a contribuição para que os árbitros tivessem sequência. 

“Não tivemos maiores problemas. Tudo o que aconteceu os árbitros conseguiram controlar. Sabemos que apitar o Praião não é fácil, é o maior campeonato deste tipo no Brasil, mas os árbitros se saíram bem”, apresenta o diretor de esportes. “Árbitro é igual jogador de futebol, tem que ter sequência. Não adianta colocar um jogo e depois tirar. E neste Praião, eles tiveram a oportunidade desta sequência e foram corrigindo os erros com as partidas seguintes”, acrescenta.

(parte de material produzido ao Jornal Gazeta)

Nenhum comentário: