sábado, 14 de dezembro de 2013

Tigre não avança de fase na Copa SP há oito anos

Foto de:
Fernando Ribeiro/Arquivo
Por Lucas Heckler
Criciúma (SC)
Vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 de 2013, com apenas uma derrota, o Criciúma terá um importante compromisso na Copa São Paulo de Juniores do próximo ano. É que o time catarinense está há oito anos sem saber o que é passar da primeira fase na competição do sudeste brasileiro, que está entre as principais de base do país. Neste período, o Figueirense chegou a levantar a taça de campeão, em 2008. 

A última vez que o Tricolor Predestinado avançou de fase foi em 2005. Naquela edição, na primeira fase ficou num grupo com sede em Jundiaí. Derrotou Barra (MT), Botafogo e o Paulista, avançando de fase com 100% de aproveitamento. Na primeira eliminatória, diante do Campinas (SP), empate no tempo normal em 1 a 1 e vitória nos pênaltis por 4 a 1. Mas, nas oitavas de final veio a eliminação, com derrota por 2 a 1 para o Comercial (SP). 

Depois, ficou dois anos sem participar, retornando apenas em 2008, quando ficou em terceiro lugar num grupo sediado em Americana. Derrotou o Náutico (RR), mas perdeu para o Guarani e para o Rio Branco (SP). Daí ficou mais três anos sem aparição. Mas desde então, marca presença em todas as edições. 

Em 2011 teve os jogos realizados em São José do Rio Preto e foi eliminado mesmo sem ter perdido. Derrotou o Atlético Mineiro e empatou com o América (SP) e o Pantanal (MS). No evento seguinte, novamente foi eliminado invicto. Bateu o CRB e ficou na igualdade com Atlético Mineiro e Desportivo Brasil (SP). Nesta edição, a sede foi Porto Feliz. Na edição deste ano, em Louveira, sofreu duas derrotas, para Audax (SP) e Bahia, e venceu o Botafogo (PB). 

A edição 2014 já está definida e os jogos da primeira fase serão no estádio Vila Belmiro, em Santos. A estreia está marcada para o dia 5 de janeiro, contra o Capital (DF). Já no dia 8, duela com o Alecrim (RN). E no dia 11, encara o então algoz na Copa do Brasil Sub-20, o Santos. Apenas o primeiro colocado do grupo avança à segunda fase. Se ficar em segundo, ainda poderá conquistar a vaga através do índice técnico.

¹ Com informações do site Bola na Área (clique aqui)

Nenhum comentário: