domingo, 16 de março de 2014

Içara não conta com time na Copa Sul há quatro anos

Foto de:
Divulgação/Arquivo
Por Lucas Heckler
Içara (SC)
Içara é um município histórico na Copa Sul dos Campeões. Aliás, é da cidade que saiu o primeiro campeão do evento que hoje está entre os principais do Estado de Santa Catarina. Em 2001, o Vila Nova faturou o caneco ao derrotar, na final, o Caravaggio, de Nova Veneza, que hoje é o maior vencedor do evento, com quatro conquistas. Embora a cidade tenha história, está há quatro anos sem representante. 

Isso acontece porque o município não contou mais com competições federadas, o que qualifica o evento a classificar equipes. Em 2012 e 2011 o Campeonato Içarense de Futebol, que sempre foi o evento que classificava equipes para a competição, foi organizado pela Liga Atlética Içarense, todavia, a entidade esportiva não realizou a federação. Já na última temporada, a organização ficou por conta da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Içara, o que automaticamente desqualifica a classificação, sendo que isso deve ser repetido em 2014. 

Se o Municipal de Içara continuar a não ser federado, uma das alternativas de voltar a ter representante é pela Liga Atlética da Região Mineira (Larm). Mas para tal, seria necessário um clube ficar entre os primeiros colocados da Série A do Campeonato Regional. No entanto, atualmente, Içara não conta com representante na elite da competição. A esperança em 2013 foi com o Barão do Rio Branco, mas o time do bairro Aurora foi vice-campeão da Série B e consequentemente não conquistou o acesso. Isso somente será possível, caso alguma equipe desista. 

A última participação içarense na Copa Sul foi em 2010, quando a cidade foi representada pelo Praia do Rincão, do então distrito Balneário Rincão, e do Barracão. E a participação foi pífia. O time da cidade litorânea desistiu do evento alguns dias antes, fornecendo a classificação automática para o Palmeiras, de Tubarão. Já o Barracão, foi eliminado ainda na primeira fase, com dupla derrota para o Santos/Bandeirante, de Capivari de Baixo, sendo 3 a 0 como visitante e 3 a 2 como mandante.

Nenhum comentário: