quarta-feira, 2 de abril de 2014

Copa no Brasil pode definir novo artilheiro mundial

Foto de:
FutebolFreccs/Divulgação
Por Lucas Heckler
Rio de Janeiro (RJ)
Com 15 gols, o brasileiro Ronaldo Fenômeno é o principal artilheiro da história das Copas do Mundo. Porém, o atacante aposentado pode perder o status ainda neste ano em Mundial que será disputado no Brasil. O alemão Miroslav Klose tem apenas um gol a menos e deve disputar a competição este ano. Se convocado, terá pelo menos três partidas para ultrapassar Ronaldo Fenômeno nas estatísticas. 

Klose já participou de três mundiais. Em 2002, marcou cinco gols, sendo três contra a Arábia Saudita e os demais diante da Irlanda e de Camarões. Naquela edição, foi o vice-artilheiro, atrás apenas, justamente de Ronaldo, que teve oito gols, sendo que dois foram anotados na decisão contra o Brasil. No Mundial seguinte, voltou a marcar cinco vezes, contra Costa Rica (2), Equador (2) e Argentina, se tornando o principal goleador. E, em 2010, balançou as redes adversárias por quatro vezes, sendo duas contra a Argentina e as demais contra Austrália e Inglaterra. 

Enquanto isso, Ronaldo, embora tenha sido convocado para quatro Copas, marcou gol em três. Em 1994 se quer entrou em campo. Já em 1998, assinalou quatro tentos, sendo dois diante do Chile e os outros contra Holanda e Marrocos. Em 2002 foi a vez da consagração. Contra a Alemanha (na decisão), Costa Rica e Turquia, assinalou duas vezes. A contagem de oito gols foi finalizada diante de Bélgica e China. Na despedida de mundiais, em 2006, marcou dois gols diante do Japão e outro contra Gana. 

Na lista de principais artilheiros de mundiais (com, no mínimo, dez gols), aparecem outros dez atletas, no entanto, nenhum deles ainda está atuando. Ao lado de Klose, com 14 gols, está o também alemão Gerd Müller. O francês Just Fontaine aparece com 13 tentos. Já o brasileiro Pelé figura com 12. O alemão Jürgem Klinsmann e húngaro Sandor Kocsis têm 11 gols. A lista é finalizada por Gabriel Batistura (argentino), Gary Lineker (inglês), Grzegorz Lato (polonês), Helmut Rahn (alemão) e Teófilo Cubillas (peruano). 

Em relação aos artilheiros de cada edição de mundial, apenas três conseguiram balançar as redes adversárias por, no mínimo, dez vezes numa mesma disputa. O primeiro foi o húngaro Sandor Kocsis, que fez 11 gols no Mundial de 1954, disputado na Suíça. Quatro anos mais tarde, na Suécia, Just Fontaine fez 13 gols, recorde até os dias atuais. E, em 1970, no México, Gerd Müller assinalou fez dez gols.

Nenhum comentário: